Tendências de consumo: é cada vez mais visível a influência do mundo digital no mundo offline (real). Se estendermos a nossa análise, perceberemos que as crianças e jovens estão cada vez mais conectados. Isto denota que o futuro do consumo também passará a ter real participação no mundo digital. Então é importante você começar a pesquisar como será esta luta: lojas físicas vs lojas virtuais.
Na verdade, dificilmente esta luta será diretamente entre lojas físicas vs lojas digitais. O correto é trabalhar com a estratégia de conversão e integração entre as duas, ou seja, uma não exclui a outra. Pelo contrário, uma potencializa a outra!!
Tendências de consumo: o futuro é agora
O primeiro ponto a considerar é que realmente chegou o momento da influência do mundo digital nas empresas físicas. Um dos pontos que fortalece isto é o aumento do uso do smartphone no Brasil e a grande expansão do uso da internet (tanto wifi como 3G).
Segundo dados da Ecommerce Brasil, 56% da população atual do Brasil tem acesso a internet. E atenção, desta parcela com acessa à internet 54% representa a classe C.
E agora vem o ponto mais importante para nos questionarmos? Será que estamos percebendo como estes novos consumidores estão pensando? Como eles compram pela internet? Quais os segmentos mais procurados? E qual o motivo disto!? É simples, basta analisarmos o impacto positivo que eles trouxeram para o varejo tradicional.
O faturamento do ecommerce triplicou nos últimos 4 anos, porém representa apenas 4% do faturamento do varejo tradicional. E outro ponto muito importante: 1/4 do crescimento das vendas digitais decorre de consumidores que migraram do varejo tradicional para o digital. Isto ocorreu pelas facilidades de compra, pela insegurança de andar nas ruas e pelo próprio processo de amadurecimento das lojas digitais no Brasil.
E agora para finalizar e deixar você com aquela pulguinha atrás da orelha, você sabia que mais de 50% do faturamento das vendas digitais ocorreram nas 7 datas festivas anuais (natal, dia das mães, etc.) ; )