Instagram e TikTok estão consumindo os principais produtos do Google, Pesquisa e Mapas.
Quando você está procurando um ótimo restaurante de comida italiana em sua vizinhança, pode pensar em fazer uma pesquisa rápida no Google.
Mas, na conferência Brainstorm Tech da Fortune, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior encarregado da Pesquisa Google, disse: “Em nossos estudos, algo como quase 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não vai para o Google Maps ou para a Pesquisa”.
Isso foi um grande choque, especialmente para os especialistas em SEO. Essa geração está levando o comportamento do cliente para outra direção, muito diferente, se posso acrescentar.
Esses usuários não tendem a digitar palavras-chave, mas procuram descobrir conteúdo de maneiras novas e mais envolventes.
O TikTok, que é o aplicativo de mídia social de crescimento mais rápido, explodiu em popularidade nos últimos anos – tanto que inspirou os concorrentes de mídia social Instagram e Snapchat a lançar recursos de vídeo em Reels e Spotlight.
Algumas dicas que você deve tentar antes de lançar sua próxima campanha de marketing:
- Identifique dados demográficos específicos: você pode se concentrar na faixa etária de 18 a 34 anos, por exemplo, para atingir ambas as gerações.
- Seus canais principais devem ser YouTube, Instagram e Facebook, porque tanto a geração do milênio quanto a Geração Z os usam.
- Ao promover o seu produto/serviço procure destacar os pontos que serão benéficos para todo o seu público-alvo.
- Sempre ouça e peça feedback de todos os seus clientes!
Como parte dessa evolução, o Google está fazendo alterações em seu produto de busca para se tornar mais visual e entender consultas mais complexas.
O Google destacou as mudanças que planeja fazer em seu mecanismo de busca para atrair um público mais jovem. Um exemplo seria a capacidade de um usuário mover sua câmera sobre uma área e obter informações instantaneamente sobre vários objetos em uma cena mais ampla.
Atualmente um usuário pode inserir uma pesquisa por uma palavra-chave seguida pela palavra “TikTok” e o mecanismo de pesquisa do Google retornará linhas de resultados de vídeos do TikTok antes de qualquer página padrão.