Nos últimos anos, as operações de vendas passaram por uma grande mudança.
Houve um tempo em que vendas significavam apenas que os produtos eram vendidos em um espaço físico com vendedores especialistas no assunto.
No entanto, com o crescimento da digitalização, as coisas deram uma guinada para melhor.
Desde os primórdios a maneira de compra e venda sempre foi a mesma. Por isso, estamos vivendo o primeiro momento realmente disruptivo da história.
Hoje, a verdade é que o cliente não vai mais até a loja, é a loja que deve ir até o cliente.
Vivenciamos uma realidade na qual podemos realizar nossas compras sem precisar sair de casa, e recebê-los rapidamente, apenas com um clique em nossos smartphones.
Vantagens do e-commerce
– Atende clientes em uma ampla localização geográfica;
– O custo de iniciar um negócio de comércio eletrônico é baixo;
– Os clientes podem fazer compras 24 horas por dia, 7 dias por semana;
– É conveniente porque os clientes podem comprar no conforto de suas casas.
Os dados sugerem que as empresas devem mudar a forma como fazem negócios, aproveitando as vantagens do varejo digital, o único setor que continua apresentando crescimento exponencial.
A primeira transação segura de varejo pela Web foi pela NetMarket em 1994. Imediatamente depois, a Amazon.com lançou seu site de compras online, em 1995. O eBay também foi lançado no mesmo ano. Os sites do Alibaba, Taobao e Tmall foram lançados em 2003 e 2008, respectivamente.
No início, ter a presença online e vender já era considerado um grande diferencial competitivo. Porém, com o expressivo crescimento das vendas online, vem a concorrência adicional.
Processo de vendas
Para suportar interações de alta qualidade, o processo de vendas deve mudar para uma abordagem focada no cliente. O processo de marketing deve ser integrado ao processo de vendas para garantir o fluxo contínuo de trabalho.
Na internet, que é a avenida mais movimentada do mundo, ou você cresce ou desaparece. E crescer significa vender de forma inteligente.
Não apenas venda, mas venda de forma inteligente
O uso de inteligência artificial (IA) no comércio eletrônico é inevitável.
A IA na Get Commerce possibilita prever o comportamento do consumidor, personalizar resultados de pesquisa e recomendar produtos.
Além disso, as análises preditivas permitem a otimização de compras: as similaridades, tão usadas nas redes sociais, também podem ser usadas no e-commerce. Através dessa etapa, é possível adicionar uma recomendação de produtos personalizada para cada cliente. Essa conexão mais precisa é importante para que a compra seja finalizada.
Na Get Commerce oferecemos recursos importantes de busca aprimorada como a otimização de palavras escritas erradas, indicação de produtos semelhantes,
ou ainda, a recomendação de sinônimos, o que garante resultados de pesquisa em milissegundos, considerando a intenção do usuário, o contexto, as preferências e o comportamento dele.
Utilizando esses recursos você atua de forma competitiva no ambiente das vendas online, e assim, entra no jogo para ganhar.