Estratégias que funcionam na Black Friday
A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para as empresas. Mas, se seu planejamento não for bom, você cometerá erros que beneficiarão (muito) seus concorrentes.
O Foco não é apenas em descontos
Muitas marcas e profissionais de marketing assumem que os descontos são a única maneira de aproveitar a Black Friday.
Afinal, remarcações e preços baixos especiais costumam ser a atração número um para os clientes que desejam obter um ótimo negócio.
No entanto, existem muitos outros tipos de negócios que você pode oferecer, que podem trazer ainda mais vendas.
Vendas BOGO
Compre um, leve um, ou vendas BOGO, são uma ótima maneira de atrair clientes que desejam obter o máximo de seu dinheiro.
Sua venda BOGO pode ser uma compra, ganhe uma grátis, ou compre uma, ganhe metade, mas a principal atração é a economia percebida que os clientes obtêm.
Apenas certifique-se de que sua venda seja para itens que as pessoas vão querer múltiplos.
Envio Grátis
As taxas de envio podem fazer com que os clientes abandonem suas compras.
Oferecer frete grátis em suas vendas da Black Friday ajudará você a levar os clientes até a linha de chegada das vendas on-line.
Brindes grátis com compra
Como uma venda BOGO, um brinde pode atrair os clientes com a ideia de que eles receberão mais do que pagaram.
Um presente gratuito pode ser um item pequeno, como uma sacola ou brinquedo, ou um presente mais caro, como uma pulseira ou joias.
Mas não importa o tamanho, eles podem ajudá-lo a levar os compradores a fazer uma compra que talvez não tivessem feito de outra forma, para evitar perder um presente.
Venda no escuro
A grande ideia do Magazine Luiza foi juntar o modelo de promoção a uma época propícia como a Black Friday, criando, assim, brand awareness e se destacando entre tantas promoções.
Como funcionou? O cliente clica na oferta da Black Friday e compra a promoção. Ao finalizar a compra, saberá o preço – caso não concorde, é só cancelar. O produto ele só vai descobrir na hora da entrega.
No anúncio, a única informação disponível era o preço, e havia foto de uma caixa preta.
O foco dessa campanha não foi vender. O objetivo era criar expectativa e um ar de novidade que colocasse a empresa em destaque nas redes sociais e meios de comunicação.
Lançar um novo produto ou serviço
Esta é uma ótima oportunidade para promover um novo serviço ou revelar um novo produto para atrair mais atenção para sua marca.
Alguns dias antes do grande dia, adicione um cronômetro de contagem regressiva para criar um senso de urgência e lembrança da marca!
Compartilhe uma prévia
Você deve dar a seus clientes em potencial um gostinho do que eles podem esperar. Isso é feito melhor com imagens e vídeos teaser de seus produtos e serviços.
É uma ótima maneira de criar e manter o interesse em sua loja e produtos nos dias que antecedem a Black Friday e criar esse impulso.
Construa sua audiência agora
Não espere a Black Friday para começar a construir seu público. Você deveria fazer isso o ano todo.
Nutrir sua lista existente. Você não precisa de uma ocasião especial para presentear seus clientes existentes com uma oferta ou promoção divertida.
Além disso, apenas criar engajamento diário por meio de e-mail e mídias sociais já ajuda bastante.
Mantenha a construção da lista. Aumentar sua lista de e-mail é uma prioridade constante nos negócios.
A Black Friday está chegando mais uma vez, e você sabe o que isso significa: hora de fazer tudo ao seu alcance para obter o maior número possível de novas vendas.