Google Analytics 4 para comércio eletrônico
Saber onde seu cliente esteve e para onde está indo é uma informação inestimável para o seu negócio.
Portanto, mapear a jornada do cliente deve ser uma grande prioridade. Você não quer ficar cego e se atrapalhar tomando decisões que não são apoiadas por nada além de um pressentimento.
É por isso que tantas empresas usam o Google Analytics há anos. O Google Analytics pode ser usado em conjunto com seu ecommerce para rastrear dados e análises preciosos e é gratuito.
O Google Analytics é uma ferramenta muito popular há vários anos, simplesmente porque é gratuito e o nome Google carrega muita confiabilidade.
A ideia geral é que o Google Analytics colete dados de sites que você se conectou, pegue esses dados, analise-os e forneça uma representação visual.
Por que você precisa do Google Analytics para expandir sua loja de comércio eletrônico?
Se você administra uma loja de varejo, poderá ver em primeira mão quantos clientes estão andando pela sua loja e em quais produtos estão navegando, adicionando ao carrinho ou colocando de volta nas prateleiras.
Embora muitas pessoas pensem que podem entender dados brutos, é tedioso e difícil ver o quadro geral sem a análise e visualização que o Google Analytics 4 (GA4) pode fornecer.
O Google Analytics 4 (GA4) logo se tornará a ferramenta de análise padrão do Google, pois fecha as portas do Universal Analytics (UA) em julho de 2023.
O Universal Analytics mede predominantemente a atividade da web na área de trabalho, incluindo sessões independentes e dados de cookies facilmente observáveis.
Em resposta aos requisitos internacionais de privacidade de dados e ao comportamento moderno do cliente, o Google Analytics 4 se concentrará nas interações.
Machine Learning aplicado
O GA4 possui um novo conceito de captura de informações, através de Machine Learning a ferramenta se tornou menos dependente de cookies para análise de comportamento, garantindo não só maior confiabilidade sobre as informações coletadas.
Mas, também um maior volume de informações, pois detalha melhor o comportamento do usuário em todo o fluxo de uso da sua plataforma.
Mede os usuários com mais precisão
Enquanto o UA mede em grande parte por sessões e visualizações de página, o GA4 se concentra mais na medição de usuários em todos os dispositivos e canais.
Por exemplo, agora você pode ver conversões de visualizações de vídeos do YouTube junto com conversões de canais pagos do Google, mídias sociais, e-mail e canais orgânicos etc.
Você também pode ver em qual canal os consumidores descobrem sua empresa primeiro e para onde vão em seguida.
Dessa forma, você pode entender o impacto combinado dessas interações na jornada do consumidor e otimizar seus esforços de marketing.
Relatórios mais rápidos
Em última análise, o Universal Analytics é baseado no processamento de dados de uma década.
Isso leva à temida mensagem de ‘carregamento’ que você vê ao tentar analisar seus relatórios. Portanto, quanto maior o tráfego, mais tempo leva para carregar.
O Google Analytics 4, no entanto, foi desenvolvido para garantir que o processo de geração de relatórios seja o mais tranquilo possível.
Assim, você pode parar de temer quanto tempo as coisas levarão para carregar no dia do relatório e começar a se concentrar em obter os dados que melhor ajudam a impulsionar o crescimento de seus negócios.
Como implementar o acompanhamento do GA4
A implementação dos códigos de rastreamento do Google Analytics 4 em seu site é um processo muito semelhante ao do Universal Analytics.
O primeiro passo é criar uma conta do Google Analytics 4. Uma vez criado, todo o rastreamento ocorre com base em parâmetros e eventos.
No Universal Analytics, havia tipos de hit específicos para exibições de página, eventos, transações etc.
No Google Analytics 4, cada tipo de hit é definido como um evento. Depois de instalar o código base do GA4, seu site começará a coletar informações sobre cada um desses eventos.
Recomendamos comparar métricas simples, como sessões, usuários e visitas por tipo de dispositivo do UA e do GA4, para garantir que o novo sistema esteja rastreando as informações corretamente.
Informações do google sobre o GA4!
Let’s go! \0/