O mercado global de comércio eletrônico deverá crescer mais de 55,3% e atingir mais de US $8 trilhões em valor de transação até 2025. As informações são do “The Global Payments Report 2022”, da Worldpay from FIS, estudo que examina as tendências atuais e futuras de pagamentos em 41 países, e em cinco regiões. No Brasil, de acordo com a pesquisa, a projeção é de um aumento de 95% no mesmo período, transacionando US $79 bilhões.
Mas afinal, o que é e-commerce? E-commerce é a compra e venda de bens ou serviços pela internet e a transferência de dinheiro e dados para completar as vendas. Também é conhecido como comércio eletrônico ou comércio na internet.
Sabemos que o digital é um ambiente novo e desconhecido para muitos empreendedores. Mas, também podemos afirmar que para que sua empresa permaneça no mercado de forma competitiva, você precisa vender online.
Destacamos que e-commerce não é um modelo de negócios, é um canal de vendas. Você precisa estar onde seu cliente está. Por isso, nesse artigo, vamos esclarecer suas principais dúvidas sobre o tema. Leia até o final!
O que muitos empreendedores ainda não sabem é que além de vender para o consumidor final, é possível vender por atacado.
Tipos de e-commerce
A ideia inicial de todo lojista que parte para as vendas na internet é vender para o consumidor final. E acaba não se dando por conta em potencializar suas vendas também por atacado.
Para você empreendedor há dois tipos de comércio eletrônico: business-to-business e business-to-consumer.
- Business-to-business, ou b2b, é a prática de vender online de uma empresa para outra, ou seja, por atacado.
- Business-to-consumer, ou b2c, é bastante utilizado para vendas online, pois é fácil para as empresas segmentar consumidores específicos. As empresas podem colocar seus produtos online, permitindo que o consumidor compre os produtos no conforto de sua própria casa, economizando um tempo precioso.
Vantagens do comércio eletrônico
São muitas as vantagens do e-commerce, incluindo:
1 – As empresas podem atingir um público mais amplo;
2 – As empresas têm custos operacionais mais baixos;
3 – Comprar em casa é mais conveniente para o consumidor;
4 – Os consumidores podem comparar facilmente as compras em diferentes marcas;
5 – Maior seleção de produtos disponíveis.
Quem define para onde caminha o mercado, e consequentemente, sua empresa, é o consumidor.
O que isso significa?
O segredo de seu sucesso será o foco nítido em colocar os clientes em primeiro lugar. Cada decisão deve ser tomada com o intuito de facilitar as decisões do cliente, pois eles são a força motriz do seu negócio.
Atualmente, o consumidor é omnichannel, comprando, ou fazendo contato com sua empresa nos ambientes online e offline constantemente. Sobretudo, a única certeza no ambiente de negócios é a mudança, e ela acontece cada vez mais rápido.
“Se você decidir que vai fazer apenas as coisas que sabe que vão funcionar, vai deixar muitas oportunidades em jogo.”(Jeff Bezos)
Vendendo online
Uma empresa que faz vendas de e-commerce deve ter um site que inclua um catálogo ou loja online. Deve ter a capacidade de receber pagamentos. Finalmente, a empresa precisa de uma maneira de entregar o produto ou serviço.
Praticamente todos os aspectos do mundo moderno foram alterados pelo advento da internet. Esta afirmação é particularmente verdadeira para os varejistas. A preferência do consumidor e a melhoria na tecnologia estão impulsionando o crescimento do e-commerce.
Todo mundo está procurando algo que gostaria de obter ou comprar online em vez de ter que passar por uma transação física. Os consumidores exigem a facilidade, a conveniência e a rapidez das compras online.
Estamos vivendo na Era da Informação. A Internet mudou nossas vidas e essas mudanças são irreversíveis. Lentamente, todas as casas estão sendo tomadas pela Internet.
As pessoas passaram a pagar todas as suas contas online, fazer transações bancárias online e até mesmo fazer compras online. A Internet está sendo usada por pessoas para diversos fins.
Bora vender online?
Artigo produzido por Josele Delazeri