Como driblar as dificuldades no e-commerce e crescer?
Sobretudo, o e-commerce, como um canal de vendas, é desafiador.
Porém, se sua empresa não estiver no ambiente online, logo pode estar fora do jogo.
Algumas dicas:
- Coloque os desafios em perspectiva, observando alguns números de crescimento do comércio eletrônico
- Dê uma olhada separada em alguns dos desafios emergentes na publicidade de comércio eletrônico
- Veja algumas tendências e oportunidades para o setor de comércio eletrônico em 2021
Assim sendo, com uma empresa de e-commerce, você pode sentir que as coisas são diferentes para você do que na sua loja física.
Quer dizer, como uma empresa de comércio eletrônico, há um conjunto diferente de regras e regulamentações que você deve seguir.
Diante disso, a segurança cibernética se torna mais importante, tanto para o funcionamento de sua empresa quanto para sua longevidade.
11 maneiras úteis de superar os desafios do comércio eletrônico
# 1 – Opte por tecnologia flexível
Primeiramente, o comércio eletrônico de hoje requer adaptação ao cenário em constante mudança da tecnologia.
Com efeito, é sempre uma decisão difícil abrir mão de sistemas restritivos ou baseados em legado.
Acima de tudo, como gerente de negócios, você deve determinar o custo e o benefício da transição para uma nova tecnologia.
# 2 – Abandono do carrinho de compras
Então, um dos maiores problemas que as empresas de comércio eletrônico estão enfrentando – não importa seu tamanho – é o abandono do carrinho de compras.
Em vista disso, as estatísticas mostram que os compradores online abandonam seus carrinhos de compras 68% das vezes.
Bem como, algumas lojas podem ter taxas de abandono de até 80%.
Então, como você reduz o abandono do carrinho?
A solução:
Diante disso, redesenhe seu carrinho de compras.
Certifique-se de que não haja bugs ou processos desnecessariamente longos e tediosos, como o preenchimento de formulários.
Enfim, um dos motivos mais comuns para o abandono do carrinho são os tediosos processos de checkout.
Alimente seus clientes por meio do chat ao vivo.
Logo, ter um agente de suporte que irá proativamente alcançar e interagir com um cliente comprador durante os principais estágios da jornada do comprador pode impedi-lo de sair sem comprar.
Otimize para celular. 70% das vendas globais online são feitas por meio de dispositivos móveis.
Frequentemente, tempos de carregamento mais rápidos, imagens otimizadas e pop-ups desativados em sites móveis significam menos obstáculos para os clientes finalizarem a compra.
Use o marketing de retargeting. Um retargeting é uma estratégia de marketing de produtos online para pessoas que já visitaram seu e-commerce, e viram esses produtos.
Não raro, os clientes que foram redirecionados apresentam até 50% – 60% de probabilidade de conversão.
Envie lembretes por e-mail.
Se o seu site de comércio eletrônico exige que os usuários se cadastrem para fazer compras, é provável que você tenha o endereço de e-mail deles em seu banco de dados.
Portanto, crie uma campanha de e-mail elaborada para lembrá-los de que não concluíram a compra.
É importante que a sua plataforma possibilite lembretes de e-mail.
Diferenciando-se da competição
# 3 – Diferenciando-se da competição
Por certo, como o comércio eletrônico oferece um enorme potencial de sucesso, mais varejistas estão entrando no jogo e a competição está ficando mais acirrada do que nunca agora.
Portanto, distinguir-se dos concorrentes é inevitável para fazer seu e-business crescer, não importa o quão desafiador seja.
Goste ou não, existem dezenas de varejistas que oferecem os mesmos produtos e serviços que você.
Então, você precisa encontrar uma maneira de ser diferente do resto em seu mercado-alvo e superar a concorrência.
Experiência do cliente
# 4 – Experiência do cliente
Como uma empresa principalmente de comércio eletrônico ou uma empresa que possui um site de comércio eletrônico como meio secundário de venda de seus produtos.
Descobrir como oferecer a seus clientes a mesma experiência que teriam em uma loja física pode ser desafiante.
Sem dúvida, uma das áreas mais negligenciadas da experiência do cliente na mudança para o e-commerce é o preço e a segmentação do cliente.
A experiência do cliente é especialmente importante ao lançar uma iniciativa de e-commerce, porque os clientes esperam ser tratados tão bem ou melhor online quanto são cara a cara.
Em resumo, as empresas lutam para atender a essas novas demandas porque isso exige um tratamento muito preciso de preços, análises e segmentação de clientes.
Experiências bem-sucedidas no espaço de e-commerce exigem a mesma, senão maior, clareza nas ofertas de produtos, preços e muito mais, que é necessário em um processo de compra face a face.
Algumas dicas:
- Coloque os desafios em perspectiva, observando alguns números de crescimento do comércio eletrônico
- Dê uma olhada separada em alguns dos desafios emergentes na publicidade de comércio eletrônico
- Veja algumas tendências e oportunidades para o setor de comércio eletrônico em 2021
Com uma empresa de comércio eletrônico, você pode sentir que as coisas são diferentes para você do que na sua loja física.
Quer dizer, como uma empresa de comércio eletrônico, há um conjunto diferente de regras e regulamentações que você deve seguir.
A segurança cibernética se torna mais importante, tanto para o funcionamento de sua empresa quanto para sua longevidade.