Como fazer sua loja virtual aparecer no Google? Se você pretende iniciar uma loja virtual deve saber que estar no Google é um ponto chave para o sucesso.
Hoje a maior parte das pesquisas feitas na internet é no Google. Então um dos seus objetivos deve ser aparecer nas primeiras posições do Google. Não é fácil, mas é possível. Exige um bom trabalho de SEO. Ou você terá que comprar os cliques 😛
Mas afinal, o que é SEO?
O termo SEO significa Search Engine Optimization. Em português podemos chamar de “Otimização para motores de busca”.
Mas deixando de lado termos técnicos, SEO nada mais é do que o conjunto de ações que fizemos para fazer uma página melhorar sua posição no Google (ou outro buscador como Yahoo! ou Bing).
E quando falarmos aqui em SEO, vamos focar no Google. Ele representa praticamente 90% das buscas na internet. E muita gente se pergunta como ele funciona. Não é fácil explicar, pois ele é um sistema muito complexo e está em constante evolução.
Basicamente ele atua como uma biblioteca, que organiza todos os sites do mundo através de seus robôs. Nos resultados que são exibidos, alguns itens tem maior relevância. São eles que devem ser melhor trabalhados por você. Entre eles estão:
- Qualidade do conteúdo que a página possui;
- URLs amigáveis;
- Tráfego e tempo de permanência na página
- Título, meta-description e as palavras-chave.
Como fazer sua loja virtual aparecer no Google?
O SEO para uma loja virtual não é diferente de uma página de Site ou de um Blog. Porém temos que ficar atentos que os objetivos são diferentes.
Na loja virtual o foco nas vendas e conversão é maior.
Também existe uma estrutura mais voltada para dar destaque nas buscas dentro da loja virtual e nos produtos. Neste sentido, os títulos e palavras-chave possuem um peso maior no seu planejamento.
Tenha URLs amigáveis
Uma URL é o endereço que o usuário irá digitar para acessar sua página. O modelo ideal será aquele que facilite a identificação do conteúdo para o seu público e para o Google.
A pior forma de exibir uma URL é com códigos, por exemplo: “www.minhalojavirtual.com.br/produtos.php?p980671-M“. Além de dificultar o Google a entender o que você está dizendo, irá dificultar para o usuário 🙁
A melhor forma é deixar uma URL clara e que possa ser facilmente compreendida, como por exemplo: “www.minhalojavirtual.com.br/tenis/tenis-adidas-city-racer-masculino“.
O que não usar em um URL
Fique atento ao planejar seus links para evitar estes pontos:
- Não usar caracteres especiais: pontos, asteriscos, sinais aritméticos e letras maiúsculas devem ser evitados;
- Não usar espaços: o Google não lê os espaços entre as palavras nas URLs, logo, o melhor é separar os termos por hífen;
- Não usar palavras com acentos ou ç.
Qualidade do conteúdo
Um conteúdo de qualidade e, de preferência, inédito. Isto fará muita diferença no seu ranqueamento no Google. Procure focar na qualidade da descrição do produto. Tenha em mente que você não poderá explicar pessoalmente as características do produto. Então é importante que tudo esteja explicado da melhor forma possível na página.
Muitos visitantes não estão preparados para comprar naquele momento, pois estão pesquisando sobre determinado produto ainda. Provavelmente irá salvar sua página nos favoritos ou se cadastrar para receber newsletter. E nestes casos, eles estão atrás de conteúdo que os ajude a tomar a decisão na sua jornada de compra. Uma oferta pode ajudar, porém ele está pesquisando ainda sobre o conteúdo.
Seja detalhista, explicativo e procure responder todas as dúvidas dos clientes. Se você tem experiência no seu ramo, já sabe aquelas perguntinhas que todo mundo faz quando vê o seu produto né?! Procure se antecipar 🙂 Quanto melhor for ambientada a descrição, maiores as chances de ter mais vendas.
Você sabia que simplesmente copiar as descrições de outro site ou do próprio fabricante pode ser um problema? Mas a informação não é confiável? O ponto não é esse. A questão chave é que a duplicação excessiva de conteúdo é penalizada pelo Google.
Lembre que o Google lê todo o conteúdo da internet e ele sabe quando um conteúdo está sendo repetido. Então quando ele identifica que você está simplesmente copiando e colando descrições ele não dará relevância para a sua página e você irá começar a perder posições nas buscas.
Qual a importância do título? E como fazer sua loja virtual aparecer no Google?
É o título do produto que irá fazer seu público encontrar o produto ou se interessar por ele. Por isso ele precisa ser atrativo e ser único na sua loja. Um bom título também fará sua loja mais organizada e trará uma melhor experiência para os visitantes. Atente para os itens:
- Inclua obrigatoriamente a palavra-chave da página, pois é a maneira que o Google irá encontrá-la;
- A palavra-chave deve estar no início do título;
- Não possuir mais do que 60 caracteres;
Agora você já sabe como fazer sua loja virtual aparecer no Google 🙂
Este é o ponto de partida para você iniciar seu planejamento!