Aumentar suas vendas na loja virtual! Esta é a pergunta que toma os pensamentos de todo lojista que busca aumentar o faturamento e alcançar novos clientes. Ainda mais quando vai se aproximando o final do ano e todas aquelas datas especiais.
Mas e qual é o segredo para ampliar suas vendas? A resposta aqui pode passar por inúmeras variáveis. Aff, isto todo mundo sabe 🙁
Porém o que poucos comentam é que existem algumas variáveis que são consideradas sagradas. E qual o motivo? É simples… por mais que existam muitos pontos, se você prestar atenção nestes 3, poderá ver os resultados aparecendo.
Nós estamos imersos numa era digital, onde as informações são abundantes e às vezes não confiáveis. Porém os pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, relataram que o comportamento humano continua previsível.
E ainda afirmam mais. Com uma análise de 100 curtidas nas redes sociais de uma pessoa podem prever a orientação sexual, origem étnica, opinião política, religiosa e mais uma série de outras coisas. E conforme eles aumentam a análise para 200, 300 curtidas, etc. o algoritmo consegue ir compreendendo a personalidade do usuário. E desta forma até prever alguns comportamentos.
Aproveitando esta tendência de os usuários compartilharem seus desejos e opiniões na internet, você também deveria ficar de olho no seu nicho. E para isto há três dicas matadoras.
Acompanhe sua audiência
Não pense que montar uma loja virtual é colocar uma plataforma no ar e deixá-la abandonada esperando aumentar suas vendas. Ela precisa de um acompanhamento. E quanto maior ele for, maiores os resultados que você irá gerar.
Acompanhando de perto a loja virtual, você consegue solucionar problemas que surgem de forma rápida. Um exemplo comum é ajudar o cliente a finalizar uma compra. Como muitos consumidores não são nativos digitais, é normal surgirem dúvidas na hora de fechar a compra. Como também pode haver algum problema, como o cartão recusado pela operadora. Se você estiver acompanhando mais de perto, conseguirá lidar facilmente com estes casos, aumentando em muito sua conversão.
Além disto, com o tempo irá começar a conhecer seu público mais a fundo. Já saberá até prever alguns pontos de dificuldade e os solucionará previamente. Isto trará um ar de confiança, agilidade e profissionalismo frente a sua audiência.
Qualidade das informações
No início sempre pensamos que quanto mais informações tiver é melhor para aumentar as vendas. Com o tempo percebe-se que não é bem assim. Principalmente se você tiver muita informação de forma desorganizada. Não irá adiantar ter uma série de informações incompletas, imprecisas ou desatualizadas.
A dica aqui é iniciar de forma mais reduzida e ir aumentando o giro de informações. Você deve aumentar conforme conseguir dar conta. Fazer de uma vez, mas de forma completa. Pela nossa experiência, vemos que é mais difícil ficar editando e reorganizando as informações do que iniciar certo.
Um bom exemplo é cadastrar um produto na loja virtual. É importante colocar as descrições, ter o peso, informações técnicas (quando necessário), etc. Pelo menos uma foto que demonstre o produto claramente. Enfim, se coloque na mesma posição do consumidor e avalie. Você compraria este produto em uma outra loja com estas informações?
Seja claro e objetivo nas chamadas
Ter a visão geral do setor e do público ajuda a criar novas promoções e banners. Saber quais produtos são os mais procurados, os mais vendidos, etc. Tudo isto ajuda a você tomar as decisões. E estas informações são facilmente encontradas nos relatórios.
Ofereça ao seu público o que ele está procurando. Crie promoções para os chamar para a loja virtual. Porém seja sempre muito claro e objetivo nas chamadas. Não coloque as famosas “pegadinhas”. Isto irá gerar uma imagem ruim para a sua loja virtual com o passar do tempo. Tenha em mente que as pessoas irão compartilhar informações. Sejam elas boas ou ruins.
Aumentar suas vendas: conclusão
Manter uma loja virtual de sucesso pode lhe trazer ótimos resultados. Porém a velocidade que terá resultados é proporcional ao esforço e acompanhamento que fizer. Fique de olho na sua audiência e procure conhecer os problemas mais comuns que ocorrem. Desta forma você consegue ir se antecipando e tornando os processos mais eficientes. Além disto, procure manter as informações atualizadas e organizadas criando campanhas de marketing claras e precisas 🙂