Antecipadamente, até 2027, o mercado de comércio eletrônico deverá totalizar mais de US$ 7,9 trilhões.
Em primeiro lugar, para alcançar o sucesso em uma loja virtual, a primeira e talvez mais importante regra é clara: perder a vergonha de vender.
Acima de tudo, a venda online exige presença, consistência e um marketing assertivo.
Principalmente, para ajudar quem ainda se sente inseguro, vamos entender o porquê e o como superar essa barreira de forma prática.
1. Venda é uma Solução, Não um Incômodo
Sobretudo, o primeiro passo para vencer a vergonha de vender é lembrar que você está oferecendo uma solução.
Então, o cliente que acessa sua loja virtual está buscando resolver uma necessidade, seja por um produto específico, uma ideia, ou uma experiência.
Enfim, quando você apresenta uma oferta, uma promoção ou um lançamento, está proporcionando ao cliente uma oportunidade de satisfazer essa necessidade.
2. Storytelling: Torne a Venda uma História
Compartilhar a história da marca, das inspirações por trás dos produtos e dos valores do negócio faz com que a venda se torne uma conversa interessante, e não uma ação forçada.
Logo, o storytelling permite que você envolva o cliente e mostre como cada item tem um propósito.
A conexão emocional gerada pelas histórias torna o ato de vender muito mais natural.
Por exemplo, falar sobre a escolha de materiais, ou até mesmo sobre o processo de desenvolvimento de cada produto torna tudo mais humano e autêntico.
3. Estratégias de E-mail Marketing e Redes Sociais
Uma das maneiras mais diretas e menos invasivas de vender é através de e-mails e redes sociais.
Ao trabalhar bem o e-mail marketing com informações e ofertas segmentadas, você mantém a marca presente no cotidiano do cliente, mas de forma sutil e eficiente.
Assim sendo, nas redes sociais, interaja com os seguidores, crie enquetes, mostre a produção dos produtos, explique os bastidores.
4. Confiança em Seu Produto e na Sua Marca
Para vender sem vergonha, é essencial acreditar no valor do que você oferece.
Em suma, quando se sente orgulho do produto e está seguro de sua qualidade e utilidade, é mais fácil ser assertivo.
5. Fechando: Venda é Troca de Valor
Por certo, lembre-se de que vendas são uma troca de valor. O cliente entrega seu dinheiro e, em troca, recebe algo que enriquece sua vida, mesmo que de forma simples.
Se você busca apoio para dar esse passo, e fazer do seu e-commerce um sucesso, conte com a Get Commerce para orientá-lo no caminho das vendas digitais.