Antecipadamente, 83% das pessoas fazem pesquisas online antes de visitar a loja física.
De antemão, gerenciar uma loja virtual que atende tanto consumidores finais (B2C) quanto atacado (B2B) requer uma estrutura bem organizada e estratégias específicas.
É essencial que a loja seja capaz de atender às necessidades desses dois públicos de maneira eficiente, sem perder o foco em personalização e praticidade.
Estrutura de Navegação e Categorias
Desde já, a primeira etapa para organizar sua loja virtual é definir uma navegação clara.
Em primeiro lugar, categorize seus produtos de forma que consumidores finais e de atacado encontrem facilmente o que precisam.
Principalmente, crie menus específicos para cada público, como “Vendas para o Consumidor Final” e “Vendas por Atacado”. Isso facilita a busca e a experiência de compra de cada grupo.
Sobretudo, para os clientes de atacado, incluir uma seção exclusiva para kits ou pacotes pode ser um grande diferencial.
Preços Diferenciados
Uma das principais distinções entre consumidores finais e revendedores é o preço. Utilize funcionalidades de sua plataforma de e-commerce para definir preços diferentes para cada grupo de clientes.
Em outras palavras, oferecer descontos por volume de compra para clientes do atacado também é uma excelente estratégia para atrair mais vendas e fidelizar esse público.
Atendimento Personalizado
Cada grupo de clientes tem necessidades específicas. Por isso, é importante ter um canal de atendimento que responda a essas demandas de forma personalizada.
Oferecer suporte por meio de chat, e-mail e WhatsApp para clientes do atacado e consumidores finais pode ajudar a melhorar a experiência de ambos e aumentar a conversão de vendas.
Funcionalidades da Get Commerce
Nesse sentido, com a plataforma Get Commerce, organizar sua loja para atender tanto o consumidor final quanto clientes do atacado é simples.
No painel administrativo, você pode visualizar os grupos de clientes acessando o menu “Clientes > Grupos de clientes”. A plataforma oferece quatro grupos padrão:
- Visitantes: Para usuários que estão navegando na loja, mas ainda não fizeram cadastro ou login.
- Comum: Grupo padrão para usuários recém-cadastrados.
- Atacado: Ideal para segmentar clientes que compram em grande volume, como Pessoas Jurídicas.
Essas funcionalidades da Get Commerce permitem que você segmente seus clientes e personalize a experiência de compra para cada um, atendendo tanto o público B2C quanto B2B de maneira eficiente.