Ter produtos com ótimos preços, nem sempre é sinal de venda garantida no e-commerce. Afinal, o frete impacta diretamente na finalização da compra.
Ter frete barato é indispensável para quem vende online. Ou seja, nada adianta o preço ser atrativo e a entrega muito cara.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar a baratear a entrega do seu e-commerce e vender ainda mais. Confira abaixo:
1 – Use embalagens adequadas
O primeiro passo para ter frete barato na sua loja é verificar se a embalagem utilizada é do tamanho adequado para o produto. Dessa forma, caso seja maior do que o necessário, seu cliente pode estar pagando mais pelo frete sem necessidade.
Por isso, invista em caixas de diferentes tamanhos, de acordo com os produtos que você vende na sua loja.
2 – Negocie frete barato com transportadoras
Uma excelente estratégia para ter frete barato é negociar diretamente com as transportadoras. Dessa forma, você pode fechar tabelas de frete de acordo com o seu volume de vendas.
Além disso, você pode sugerir tabelas especiais para datas comemorativas, como: Black Friday, Dias das Mães, Dia do Consumidor e entre outras. Geralmente, nessas datas, o volume de vendas aumenta. Dessa forma, você pode negociar preços melhores pelos fretes.
3 – Segmente por região
Outra opção é segmentar as transportadoras por região. Dessa forma, você consegue trabalhar com transportadoras especializadas em cada localidade que você mais vende.
No entanto, também é importante possuir opções de transporte que atenda o Brasil todo, como os Correios por exemplo. Afinal, em algumas regiões mais afastadas e em cidades muito pequenas, as transportadoras não realizam entregas.
Então, é importante que tenha opção de frete para todas as regiões, mesmo que você não venda para algum lugar com tanta frequência.
4 – Utilize empresas especialistas em frete
Quando o e-commerce está começando, dificilmente possui volume de vendas suficiente para negociar uma boa tabela de frete diretamente com a transportadora. Uma alternativa para isso é utilizar empresas que oferecem o serviço de intermediação de frete.
Dessa forma, você pode emitir etiquetas de frete sem burocracia, nem necessidade de contrato e sem volume mínimo de pedidos mensal.
Assim, você pode obter frete barato e competitivo para atrair consumidores para a sua loja e vender mais.
5 – Disponibilize frete grátis
Uma estratégia melhor ainda que frete barato é disponibilizar frete grátis. Afinal, o frete é fator decisivo na compra online e se ele sai de graça, o atrativo é ainda maior.
Para isso, você pode definir um valor mínimo de compra para disponibilizar a entrega gratuita. Dessa forma, também contribui para aumentar o ticket médio do seu e-commerce.
Além disso, é importante definir como o frete grátis será aplicado no seu site. Se a sua plataforma não disponibiliza essa funcionalidade, procure uma empresa que consiga automatizar a entrega gratuita na sua loja de acordo com as condições pré-definidas.