Antecipadamente, quando a internet se transformou de uma novidade baseada em tecnologia para uma potência de marketing, o objetivo de classificação o mais alto possível (SEO) em mecanismos de pesquisa como o Google tornou-se uma prioridade para as empresas, e com a sua loja virtual não deve ser diferente.
Hoje em dia, a falta de visibilidade e autoridade on-line pode ser um problema para as marcas, especialmente para organizações menores.
Por esse motivo, as empresas modernas simplesmente devem investir em estratégias de marketing, como SEO, e conteúdo on-line.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Por um tempo, SEO foi uma palavra da moda que todos ouviram, mas poucos entenderam fora dos círculos de marketing.
Hoje, é sem dúvida a ferramenta de marketing mais poderosa à disposição das empresas modernas.
SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa, que usa várias técnicas para melhorar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa.
Essencialmente, quanto mais alto você classificar nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa), maior a probabilidade de os clientes encontrarem sua empresa e comprarem de você.
Uma boa estratégia de SEO consiste em muitos braços diferentes, como SEO técnico, marketing de conteúdo e SEO local, para citar alguns.
Nesse sentido, a descrição de produtos também faz parte do SEO.
O que é a descrição de um produto?
Simplificando, uma descrição do produto é uma informação escrita sobre o que você está vendendo.
As principais funções de uma descrição do produto são:
- Fornecer ao cliente informações essenciais sobre seus produtos. Por exemplo, a marca, peso, material, tamanho, política de devolução do item, etc.
- Para ajudar os compradores a encontrar seus produtos on-line. Descrições de produtos precisas e exclusivas aumentam as chances de os clientes acessarem seu site. Como? É sobre isso que falaremos a seguir.
Principalmente, as descrições dos produtos são mais poderosas do que você imagina. Elas podem ser a principal diferença entre um cliente comprar seu item ou decidir não adicioná-lo ao carrinho. E elas podem fazer ainda mais do que isso.
Acima de tudo, a descrição de produto compatível com SEO ajuda as páginas de produtos do seu site a terem uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa.
Isso torna seus produtos mais facilmente detectáveis pelos compradores e, por fim, aumenta seu alcance, que é um caminho rápido para aumentar as vendas.
Escreva para humanos, não para motores de busca
Então, pode parecer contra-intuitivo, já que estamos falando de SEO, mas é essencial escrever para humanos em vez de algoritmos de mecanismos de pesquisa.
Em primeiro lugar, você não quer apenas levar as pessoas à página do seu produto, mas também que elas convertam (= comprem seu produto).
Portanto, as descrições de seus produtos precisam ser atraentes e ressoar com seus clientes.
As descrições dos produtos são mais do que apenas uma maneira de permitir que seus clientes em potencial saibam o que precisam saber sobre as coisas que você vende.
Enfim, são oportunidades de ouro para convencer alguém de que seu produto é realmente a solução que ele está procurando.
Simultaneamente, o ChatGPT pode auxiliar na descrição de seus produtos.
Melhor classificação do mecanismo de pesquisa
Você pode ter uma classificação mais alta para palavras-chave relevantes, incluindo-as nas descrições de seus produtos.
Assim, elas podem ajudar a direcionar o tráfego orgânico para o seu site e tornar seus produtos mais visíveis nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).
Lembre-se, descrições de produtos de SEO eficazes são mais do que apenas inserir as palavras-chave corretas em sua copy.
Em suma, elas são sobre atrair o público que você deseja alcançar em um nível humano. Mas antes de poder escrever para membros de seu público-alvo, você precisa saber exatamente quem eles são.
Implementando essas dicas corretamente, seu negócio vai se destacar e se tornar mais visível aos potenciais clientes que só precisavam de uma forcinha a mais para achar sua loja. Vamos começar?