Existem inúmeras razões para a necessidade contínua de mudanças no mercado. Para o sucesso, é necessário se adaptar à elas.
Então, há dez anos, houve uma grande disrupção no mundo sem fio; o icônico iPhone foi apresentado às massas.
As empresas afetadas tiveram que se adaptar, mudar e agir rapidamente para aproveitar o impacto desse novo produto/ideia. Vimos sucesso, e fracasso em resposta.
Da mesma forma, há uma interrupção semelhante na indústria sem fio acontecendo agora, mas não é tão fácil identificar um ‘culpado.’
O desafio no momento atual é um mercado de varejo em constante mudança e pode ser difícil prever ou adaptar-se a ele.
Acima de tudo, há uma demanda constante de várias necessidades de clientes, dados e tecnologia (tanto como serviço quanto para venda).
É fundamental monitorar tendências, e as etapas tomadas para se adaptar, mudar e ter sucesso.
Enfim, enquanto algumas empresas on-line estão enfrentando as mudanças de frente, prontas e dispostas a se adaptar e permanecer ágeis em sua abordagem, outras estão simplesmente ficando para trás.
Antecipadamente, as formas como os consumidores compram bens e as demandas que eles colocam nas marcas de varejo estão mudando constantemente.
Portanto, criar uma estratégia de vendas flexível que permita reações rápidas à evolução das preferências do consumidor é a chave para o sucesso.
Considere as seguintes ideias para desenvolver uma estratégia de vendas flexível:
Consolidar inventário
Acima de tudo, muitas marcas têm diferentes pools de produtos para diferentes canais.
Historicamente, o produto alocado para vendas no e-commerce era mantido separado do estoque alocado para vendas no varejo.
No entanto, consolidar o inventário em um único pool permite melhor precisão e mais controle.
Por exemplo, se as vendas estão se movendo rapidamente e um canal tem um SLA (Acordo de nível de serviço) mais rígido, o produto pode ser alocado para essas vendas primeiro para evitar possíveis penalizações.
Portanto, antes que as marcas ajustem suas estratégias de vendas, é aconselhável consolidar o estoque; isso tornará uma estratégia de vendas multicanal mais eficiente.
Fique atento às necessidades de seus clientes-alvo
De antemão, seus clientes devem ser a força motriz por trás das mudanças em seus negócios.
Adaptar-se às mudanças do mercado significa manter as pessoas que você atende em primeiro lugar. Isso ajudará você a criar produtos, e serviços mais significativos.
A mídia social nos afastou da página inicial
Principalmente, a mídia social tem mudado o jogo quando se trata de como as pessoas estão comprando on-line.
Seja dentro da própria plataforma – como o Instagram – ou direcionando as pessoas para outros canais, os clientes estão interagindo com as marcas em todos os pontos diferentes ao longo do funil “típico”.
Estabeleça as bases para o omnichannel
Realisticamente, um cliente não vai apenas chegar à sua equipe e dizer: “Oi, espero que você tenha uma experiência omnichannel ou estou indo para outro lugar ”.
No entanto, indiretamente, muitos clientes farão exatamente isso. Eles podem não exigir uma experiência omnichannel, mas sentirão sua falta de presença. Através de suas crescentes expectativas, seus clientes vão querer tudo o que uma experiência omnichannel pode oferecer.
A regra é clara: O mais adaptado vence. As mudanças são inevitáveis e acontecem constantemente, cabe a você e seu negócio aderirem ou não as novidades. Mas lembre-se, só implemente novas tendências se elas fizerem sentido para sua loja e venha a beneficiar os seus clientes.