Antecipadamente, a confiança, a satisfação e a fidelidade do cliente estão entre os resultados mais procurados pelas lojas de comércio eletrônico em todos os lugares.
O estresse de perder a fidelidade do cliente também ocorre no comércio eletrônico, pois os consumidores estão a um clique de abandonar sua marca para sempre.
De antemão, a importância de manter os clientes está bem documentada. Por exemplo, seu cliente atual tem 70% de chance de converter, enquanto um novo cliente converte apenas 5 a 20% das vezes (Vaimo).
Mas como você mantém os clientes fiéis por meio do comércio eletrônico?
Antes de nos aprofundarmos em estratégias, é importante entender o que significa “fidelidade do cliente”.
Nesse sentido, existem muitas definições possíveis, mas vamos considerar três tipos diferentes de fidelidade à marca, composta por clientes que:
- Comprem preferencialmente seus produtos ou comprem produtos de você (repetir lealdade)
- Recomendem sua loja ou seus produtos (fidelização de referência)
- Identifiquem-se com a sua marca (lealdade à identidade)
A fidelidade do cliente no e-commerce deriva de uma perspectiva diferente: a fidelidade do coração, da cabeça e da mão.
- Clientes fiéis ao coração fazem compras motivados pela emoção. Eles podem comprar com base em causas sociais ou outras razões profundamente pessoais.
- Os clientes fiéis a cabeça são movidos pela racionalidade em suas compras. Eles comprarão produtos que consideram “objetivamente” os “melhores”.
- Clientes fiéis à mão fazem compras impulsionadas pelo hábito. Eles continuam comprando o mesmo produto do mesmo varejista porque é fácil e eles gostam.
1. Refine seus processos de back-end
Constantemente, a retenção do cliente é um desafio se você oferece um produto de baixa qualidade, o atendimento ao cliente é ruim, o checkout é um incômodo, a remessa é lenta e as devoluções são um aborrecimento.
Você pode melhorar isso, em parte, tornando claras as descrições e políticas de seus produtos.
Então, definir e atender às expectativas do cliente leva a uma melhor satisfação do cliente, facilitando a retenção no comércio eletrônico.
2. Abrace uma comunicação clara
Na Harvard Business Review, Waldron e Wetherbe sugerem a abordagem HEART:
“Humanize sua empresa, eduque sobre a mudança, assegure a estabilidade, revolucione as ofertas, (tackle) enfrente o futuro”.
Simultaneamente, isso pode significar incluir algumas medidas explicativas em seu site que reconheçam possíveis hesitações dos clientes ou usar as mídias sociais para humanizar sua empresa.
3. Inteligência Artificial (IA)
Não é fácil se destacar no concorrido ambiente de negócios moderno: o comércio eletrônico.
Definitivamente, para você se destacar, é preciso investir em uma tecnologia que lhe dê um diferencial competitivo em relação aos seus clientes.
Por exemplo, na Get Commerce, a única plataforma de e-commerce inteligente de ponta a ponta, você turbina as vendas da sua loja virtual entregando experiências de compra únicas através de recursos nativos na plataforma como busca inteligente, recomendações automáticas, e vitrines inteligentes.
4. Melhore seu suporte ao cliente
O suporte ao cliente desempenha um papel vital no aumento da fidelidade.
Logo, quando seus clientes obtêm respostas instantâneas para suas perguntas, há mais chances de aumentar a fidelidade deles.
Da mesma forma, os compradores online fornecerão feedback e apontarão problemas com os produtos que recebem.
Quando sua equipe de suporte ao cliente resolve os problemas rapidamente sem fazê-los esperar pela resposta, você pode aumentar a satisfação do cliente em seu site.
Como proprietário de uma empresa de comércio eletrônico, você deve primeiro aumentar a eficiência de sua equipe de suporte ao cliente.
Por fim, construir a fidelidade do cliente requer a compreensão de várias áreas-chave que podem ajudar a garantir que a empresa tenha uma estratégia eficaz de fidelidade do cliente.
Essa estratégia pode ajudar a reter clientes e converter clientes potenciais em clientes satisfeitos e fiéis.
Deu para entender como fidelizar os seus clientes pode ser a chave para conseguir alcançar resultados ainda maiores? Então não deixe de aplicar cada uma das dicas e transforme seu negócio como nunca antes!