O e-commerce é um setor que está em constante evolução e transição e, portanto, prever seu próximo horizonte é um desafio.
No entanto, com base nas tendências atuais, podemos ter algumas ideias sobre o que podemos esperar no futuro próximo.
Uma transição bem-sucedida para o próximo horizonte do comércio digital exige que as empresas sejam realistas sobre o cliente em primeiro lugar, e façam algumas escolhas difíceis.
Principalmente, fazer essa mudança começa com a resposta a algumas perguntas.
1. Você está atendendo seus clientes ou parceiros em vários canais?
As marcas comerciais têm buscado uma estratégia de canal “headless”, em que nenhum canal é favorecido em detrimento de outro, a fim de atender os clientes onde quer que estejam, on-line e off-line.
Sobretudo, há sistemas totalmente integrados de gerenciamento de clientes, estoque e pedidos que gerenciam os fluxos de dados e experiência em canais, e locais de estoque com base no que os clientes preferem, e não em como os sistemas são configurados.
Logo, o painel de controle da sua loja virtual na Get Commerce lhe ajuda muito nesse processo.
2. Você aproveita os aprendizados anteriores?
Claramente as empresas têm feito bons negócios, independentemente de inúmeros obstáculos.
Então, por que não aproveitar os aprendizados dos últimos anos e usá-los como base para sua estratégia de comércio eletrônico em 2023?
Comece desenterrando seus planos de ação. Esses insights fornecerão um modelo para seguir em frente, e levar sua estratégia para o próximo nível.
3. Você utiliza inteligência artificial (IA) no seu e-commerce?
O e-commerce está se tornando cada vez mais personalizado, graças ao uso de inteligência artificial, e aprendizado de máquina.
No futuro, os varejistas on-line usarão essas tecnologias para personalizar a experiência do usuário em tempo real, oferecendo produtos e ofertas que atendam às necessidades e preferências individuais do cliente.
Na realidade, não é no futuro, e sim, no presente.
Com os recursos de IA da Get Commerce, são disponibilizadas experiências de compra únicas através de recursos nativos na plataforma, como busca inteligente, recomendações automáticas, vitrines inteligentes e muito mais!
4. Você dá a devida atenção para a descrição de produtos na sua loja virtual?
Já mencionamos por aqui, que a descrição de produtos é o coração da sua loja virtual.
Pois, é através dela que o cliente em potencial conhece o produto e decide se deseja ou não comprá-lo. Uma descrição detalhada e precisa pode fazer toda a diferença na conversão de vendas.
Há algumas coisas a se pensar quando se trata de fotos e, como é isso que vai vender seus produtos, é crucial prestar muita atenção para acertá-las.
Imediatamente, certifique-se de ter mais de um ângulo e, se estiver vendendo roupas, por exemplo, verifique se elas estão em uma pessoa com fotos de frente, costas e laterais.
Não se esqueça das medidas não só da pessoa que está vestindo a roupa, mas também das medidas do tamanho do item (também aplicável para produtos/objetos).
Ao mesmo tempo, é importante que as descrições sejam informativas e detalhadas. Fale sobre texturas, sensação, peso do tecido ou produto, seja ele pesado, frio ou macio ao toque.
Use adjetivos para descrever cada item para fazer seu cliente sentir que realmente está lá com o produto – lembre-se de que você está tentando fazer o cliente se apaixonar por ele, então comprar ali mesmo.
Deste modo, uma dica prática é que o ChatGPT pode ajudar na descrição dos seus produtos, sendo mais uma maneira de utilizar a IA para alavancar suas vendas.
Mediante o exposto, o comércio eletrônico veio para ficar – e você precisa aproveitá-lo ao máximo. O que você está fazendo para se adequar e evoluir junto com o mercado e as novas tendências?