Com a grande concorrência no mercado do varejo on-line, ter sucesso no e-commerce não é uma tarefa fácil. Portanto, é preciso adotar estratégias eficazes que consigam atrair e fidelizar clientes, além de garantir a eficiência nas operações.
Muitas empresas e consumidores consideram o e-commerce mais eficiente do que as lojas físicas.
As empresas economizam custos e os clientes podem escolher entre uma ampla variedade de opções de produtos e fazer compras de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia.
Quais são os principais tipos de e-commerce?
Embora B2C seja o que a maioria das pessoas pensa em relação ao e-commerce. O B2B é outra maneira bastante utilizada nas vendas on-line.
As transações B2C ocorrem quando uma empresa vende um produto diretamente a um cliente pela Internet. Por exemplo, se você comprou algo no Magalu, realizou uma transação B2C.
O comércio eletrônico B2B envolve transações entre um fabricante e um atacadista, ou um atacadista e um varejista, por meio de um site de vendas on-line.
Ademais, o comércio eletrônico B2B é um dos modelos de vendas que mais cresce.
O que leva uma loja virtual a ter sucesso a longo prazo?
Ultimamente, tornou-se mais comum ouvir sobre o fechamento de lojas de varejo devido à concorrência com lojas on-line e mercados como a Amazon.
Quando falamos sobre a abertura de uma loja física de varejo, gasta-se muito tempo e energia procurando e alugando um espaço apropriado, remodelando-o para atender a necessidades específicas, contratando pessoal para atender a demanda do cliente (não importa quão pequena seja) e, em seguida, anunciando sua existência.
Essas diferenças podem parecer óbvias e fazer você se perguntar: vale a pena abrir uma loja física de varejo quando o comércio eletrônico é tão fácil?
É importante destacar que sua loja virtual não irá vender sozinha, a base do sucesso do comércio eletrônico consiste em três componentes, quase exatamente iguais em importância: produto, público e proposta de valor.
Produto
O primeiro componente para o sucesso a longo prazo é o seu produto.
Este fator abrange uma infinidade de detalhes que envolvem a criação, aquisição, cumprimento ou entrega de tudo o que você está vendendo.
Público
Quem comprará? Você pode ter a resposta para isso, mas o quão grande ou pequeno é o seu público potencial e como você vai alcançá-lo deve estar bem definido.
Proposta de valor
Sua proposta de valor é mais importante do que nunca hoje: por que alguém deveria comprar seu produto?
Definidos esses três componentes essenciais, em síntese, você precisa da melhor tecnologia para potencializar seus resultados e ter sucesso.
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