A inteligência artificial (IA) faz parte de quase tudo o que fazemos em nossas vidas digitais. Tal e qual a eletricidade, provavelmente só compreenderemos todos os efeitos da IA em retrospectiva.
Acima de tudo, a IA na sua loja virtual atua como um vendedor experiente.
Quando alguém fala em “inteligência artificial”, a primeira coisa que vem à mente pode ser uma visão de filmes como o filme de 2001 de Steven Spielberg, A.I. Inteligência Artificial, o thriller de ficção científica Ex Machina ou o clássico cult de 1982, Blade Runner.
Mas quando se aborda o setor de comércio eletrônico, trata-se menos de robótica humana e mais de tecnologias de aprendizado e algoritmos que fornecem a base.
Atualmente, muitas empresas de comércio eletrônico estão usando formas de IA para entender melhor seus clientes, gerar novos leads e fornecer uma experiência aprimorada ao cliente.
Saiba como utilizar a Inteligência Artificial a seu favor em sua loja virtual:
1. Marketing e publicidade mais direcionados
A personalização é uma prioridade, mas poucos varejistas implementam a personalização em todos os canais.
Desde já, destaque-se da multidão com uma mensagem mais personalizada e tenha conversas individuais com seus clientes.
2. Recomendações inteligentes de produtos
Entre as principais aplicações de inteligência artificial no comércio eletrônico, estão as recomendações personalizadas de produtos. Essa ferramenta é responsável pelo aumento das taxas de conversão em 915% e os valores médios dos pedidos em 3% (MyBuys).
A IA no comércio eletrônico utiliza big data para escolhas dos clientes, baseando-se em compras anteriores, produtos pesquisados e hábitos de navegação on-line.
Nesse sentido, as Vitrines Inteligentes da Get Commerce funcionam como seus vendedores mais experientes, mostrando os melhores produtos ao visitante, na hora certa.
3. Crie um novo nível de personalização em vários dispositivos
Então, a personalização não é novidade para o comércio eletrônico e, se você costuma usar marketplaces como a Amazon, por exemplo, saberá exatamente a que estamos nos referindo.
No entanto, com os avanços cada vez maiores em inteligência artificial e tecnologias de aprendizado de máquina, novos níveis profundos de personalização começaram a penetrar no mundo do comércio eletrônico em rápido crescimento.
Na Get Commerce a personalização ajuda o cliente a se decidir mais rápido, pois as recomendações personalizadas são geradas com base nos gostos, buscas e interesses que o visitante demonstrou desde que entrou na loja virtual.
Em conclusão, é inegável o impacto significativo que a inteligência artificial tem tido nas vendas on-line. Além disso, a inteligência artificial tem potencial para continuar a evoluir e trazer ainda mais benefícios para o setor de vendas on-line no futuro. Contudo, é importante lembrar que a tecnologia é apenas uma ferramenta e que a experiência e o atendimento ao cliente ainda são fundamentais para o sucesso de um negócio.