O comércio eletrônico é um dos empreendimentos comerciais mais lucrativos em que alguém pode se envolver, tendo em vista que sua demanda aumentou drasticamente.
É importante salientar que não são apenas os feriados nacionais que despertam a intenção de compra dos usuários no universo digital. Ao estudar e identificar as personas do seu comércio eletrônico, você pode encontrar boas oportunidades de gerar vendas com um planejamento baseado no calendário do e-commerce 2023.
O consumidor costuma utilizar muitas datas comemorativas para presentear alguém ou adquirir novos produtos. E é nesse momento que você pode aproveitar para aquecer as compras do seu e-commerce e fortalecer a sua presença nas redes sociais através de posts, campanhas, dicas e ofertas, por exemplo.
Confira as principais datas comemorativas deste ano que podem ser válidas para o seu negócio:
Janeiro
30 – Dia da saudade
A palavra saudade tem um forte apelo em nossa cultura, o que transforma a data em um excelente momento para engajar clientes inativos, e aqueles que por qualquer motivo abandonaram o carrinho de compras e não voltaram mais.
Fevereiro
14 – Valentine’s day
De acordo com o Google Trends, as buscas feitas por Valentine’s Day no Google Brasil, praticamente dobraram de 2016 até 2020. Um dado como este mostra a crescente relevância do assunto entre os brasileiros.
21 – Carnaval
Você pode aproveitar o momento para investir em produtos sazonais relacionados com a data.
Ou, ainda, desenvolver campanhas e ações de marketing relacionadas ao feriado, mas que chamem a atenção para os produtos oferecidos pela loja.
Março
08 – Dia da mulher
Do que se trata o Dia da Mulher? É uma ocasião para celebrar as conquistas das mulheres em muitos campos – comercial, político e muito mais – e também para promover a igualdade e a diversidade.
Para os lojistas, é uma grande chance de aderir a uma causa reconhecida mundialmente e alavancar suas vendas e seu perfil.
15 – Dia do consumidor
Seu público precisa saber que eles são muito mais do que consumidores.
Por isso, na data que os homenageia, você precisa mostrar o quão importante eles são ao seu negócio. Esse é um ótimo período para aplicar estratégias de relacionamento, e estreitar laços com seu consumidor.
Baixe nosso calendário do e-commerce 2023 completo.
Abril
09 – Páscoa
O e-mail ainda é uma das melhores maneiras de alcançar as pessoas on-line. Crie um e-mail apresentando suas ofertas e promoções de Páscoa, e lembre-se de usar uma linha de assunto atraente. É provável que seu e-mail esteja competindo com muitos outros nas caixas de entrada de seus clientes e você deseja que o seu se destaque – portanto, dedique algum tempo para acertar a linha de assunto.
Maio
14 – Dia das mães
Já faz algum tempo que o Dia das Mães não é só para presentear as mães. A homenagem pode ser para uma avó, tia, sogra ou até mesmo para o próprio pai, que por vezes assume esse papel de mãe. Portanto, não deixe de incluir essa representação materna mais global em sua ação de vendas.
25 – Dia do orgulho Nerd
Ao promover sua loja virtual, pense em que tipo de geeks você está atraindo. Geeks da música? De livros? De cinema?
Saber quem é seu público realmente ajudaria a promover melhor os seus produtos.
Junho
12 – Dia dos namorados
O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia de atração e engajamento em qualquer época do ano, mas pode ser explorado de forma especial para a chegada do Dia dos Namorados.
28 – Dia do orgulho LGBTQIAP+
Nesta data, nada de oportunismo. É muito comum ver campanhas publicitárias errando a mão justamente pela falta de representatividade com o público.
No próximo blogpost iremos abordar estratégias do calendário do e-commerce 2023 a partir do mês de julho.
Fique ligado!