Estratégias da Nike nas vendas on-line
A Nike, a maior vendedora de calçados e vestuário esportivo do mundo, nunca teve vergonha de suas aspirações de se tornar uma empresa digital-first, direta ao consumidor (D2C).
Ao longo dos anos, a Nike acelerou sua transformação digital expandindo sua cadeia de suprimentos global.
Também fazendo investimentos significativos em tecnologias digitais, e sistemas de informação para impulsionar o comércio eletrônico D2C.
Nike – permita que os usuários compartilhem conteúdo que já possuem
A Nike é uma das marcas de calçados, roupas e equipamentos mais populares do mundo.
Em vez de pedir aos usuários que criassem novos conteúdos para eles, a marca se concentrou em tornar o envio de conteúdo gerado pelo usuário mais divertido para seus seguidores.
A Nike lançou uma campanha PHOTOiD pedindo aos fãs que reutilizem o conteúdo que já tinham e adoravam.
A campanha permitiu que os usuários projetassem, compartilhassem e comprassem sapatos Air Max personalizados inspirados em suas próprias fotos do Instagram.
A marca incentivou os usuários a fazer upload de suas fotos favoritas do Instagram.
Os fãs usaram a ferramenta PHOTOiD da Nike para projetar sapatos que usavam as cores das fotos que enviaram.
Esta campanha criativa de mídia social obteve uma resposta incrível e uma enorme participação.
Foi extremamente emocionante para muitos usuários, que passaram horas projetando seus próprios sapatos Air Max.
Os usuários então compartilharam suas fotos de sapatos personalizados com a hashtag #airmax.
A Nike também permitiu que eles comprassem seu novo par de tênis personalizado.
Veja como ficaram alguns dos sapatos:
Mudança no modelo de negócios
Nos últimos anos, a empresa se despediu de muitos parceiros atacadistas de longa data, incluindo Macy’s, Urban Outfitters, Shoe Show, Dunham’s Sports, Dillard’s, Fred Meyer e Zappos.
A Nike também encerrou uma parceria de alto nível com a Amazon após um programa piloto de dois anos.
Embora os produtos da Nike ainda estejam entre as 200 palavras-chave mais pesquisadas na Amazon.
Construiu sua própria plataforma afastando-se do atacado
O ano era 2013 e 81% dos negócios da Nike vinham do atacado.
Avançando para 2021, as vendas geradas pelo canal de atacado da Nike representaram 61% das vendas da Nike.
Um dos movimentos estratégicos que a Nike fez para fornecer conexões mais diretas com os consumidores foi racionalizar seus negócios de atacado.
Em 2017, a Nike vendeu seu produto por meio de cerca de 30.000 varejistas, mas em 2019 tinha apenas 40 parceiros estratégicos de varejo.
Para fazer essa mudança, a Nike saiu de vários relacionamentos de atacado.
Como parte da estratégia de Aceleração Direta ao Consumidor, dobrou a abordagem com a Nike Digital e as lojas próprias.
Bem como um número menor de parceiros estratégicos que compartilham a visão de criar um shopping consistente, conectado e moderno.
Venda histórias tocantes em vez de produtos incríveis
A Nike é o mestre dos mestres em contar histórias, você não pode negar.
Quem pode inspirar e encorajar pessoas comuns a continuar correndo para alcançar seus objetivos de saúde ou esportes?
A Nike fez isso desde o início. Como seus fundadores eram atletas, eles podiam contar histórias autênticas.
Na Forbes, Celinne da Costa – uma arquiteta de histórias, enfatizou três razões para usar as habilidades de contar histórias na estratégia de marketing:
Seja diferente no mar da mesmice
Crie um sentimento de pertencimento
Complete uma missão
O sucesso da Nike enfatiza os benefícios de comunicações de marketing eficazes, considerando que é a melhor maneira de promover seus negócios e produtos.
Tudo isso levando em conta as dinâmicas que pertencem ao seu mercado-alvo.