Dicas para transformar o frete em uma vantagem competitiva no ecommerce
Como todos sabemos, a atual explosão da tecnologia 4.0 é uma oportunidade e um desafio para as empresas.
Recentemente, com a participação do ecommerce, o mercado de compras tornou-se mais vibrante do que nunca.
Os clientes têm mais opções, o que significa que sua empresa precisa criar uma estratégia diferente para atrair clientes.
Com os clientes se acostumando com as políticas de frete convenientes, rápidas e gratuitas dos gigantes do comércio eletrônico.
Os varejistas eletrônicos menores estão tendo dificuldades para competir.
Uma boa estratégia de envio pode desempenhar um papel importante no aumento das vendas, e na melhoria da experiência de compra do seu cliente.
Para garantir que você seja operacionalmente eficiente, é crucial desenvolver experiência em logística interna para limitar ao máximo possíveis pontos de atrito e garantir que a satisfação do cliente seja alta.
Na verdade, a retenção é um dos pilares do sucesso do comércio eletrônico.
A retenção de clientes requer o aperfeiçoamento da experiência do cliente. Isso pode incluir a transparência de suas políticas de devolução, rastreamento de remessas, e upsell pós-compra.
Veja como você pode transformar sua estratégia de envio em uma vantagem competitiva:
Forneça várias opções de envio
Nem todos os clientes esperam envio rápido e gratuito.
Enquanto alguns compradores preferem frete grátis, mesmo quando isso significa que eles terão que esperar mais tempo para que seus produtos cheguem.
Outros terão prazer em pagar alguns reais extras para uma entrega mais rápida e garantida.
Oferecer uma mistura dessas duas variações em seu site permitirá que você satisfaça a todos.
Torne o frete “grátis”
Vamos ser claros – mesmo a Amazon não envia de graça.
Seu envio “gratuito” de dois dias é exclusivo para seus clientes Amazon Prime que pagam uma taxa de assinatura que subsidia seus serviços de entrega.
Tudo isso para dizer que você não deve deixar que o frete “gratuito” normalizador da Amazon o leve a decisões insustentáveis.
Em vez disso, veja algumas das muitas maneiras de usar o frete grátis como incentivo.
Tente oferecer frete grátis para pedidos acima de um determinado valor – de acordo com um estudo (Statista), 48% dos consumidores adicionarão itens extras ao carrinho para se qualificarem para frete grátis.
Você também pode usar a estratégia clássica de fatorar o custo de envio no preço do produto, permitindo que você ofereça frete grátis enquanto ainda recupera pelo menos parte dos custos de envio.
Inovação, outro fator importante no transporte de produtos
A tecnologia evolui a cada dia e, com ela, todos os setores precisam andar de mãos dadas, principalmente o transporte.
Com esse boom tecnológico, a inovação também se torna um elemento-chave no comércio eletrônico e na entrega de produtos.
O papel da logística
O papel desempenhado pela cadeia logística é crucial para o ecommerce, que trabalha para se posicionar melhor no mercado e ter vantagem competitiva sobre os demais.
Eles não lidam mais apenas com a transferência de produtos para chegar ao usuário.
Mas, buscam estabelecer um processo estratégico em que os custos sejam reduzidos e as mercadorias possam ser transportadas de forma rápida e econômica.