6 razões pelas quais você está perdendo vendas na sua loja virtual
A década de 2020 já estava prevista como a época em que a população global de compradores on-line atingiria novos patamares. Mas a natureza da década até agora, acelerou a velocidade com que o comércio eletrônico cresceu – e está crescendo.
Uma loja de comércio eletrônico é uma maneira fantástica de gerar receita com muito pouca sobrecarga, ou seja, sem as despesas, e a equipe necessária para operar um negócio físico.
Você tem um ótimo produto. E você sabe que vai vender como pão quente na padaria.
Você investe dinheiro e tempo na construção de uma incrível loja de comércio eletrônico.
Agora você espera que as vendas cheguem.
Mas…
As vendas não são suficientes. Semanas se transformam em meses, e suas vendas não estão aumentando.
Por que? O que você está fazendo de errado?
Vamos conhecer as razões da perda de vendas no e-commerce
Uma experiência de usuário ruim
Além de rápido e confiável, seu site de e-commerce precisa ser de fácil navegação para os clientes. Se for confuso ou desajeitado, as pessoas pulam. 25% dos usuários abandonam os carrinhos por esse motivo – especialmente se houver muitas etapas complicadas durante o processo de checkout (entrepreneur.com).
Sua experiência de compra parece muito com a coisa real
É fácil pensar que replicar a experiência na loja é o objetivo da venda on-line, mas para os compradores on-line atuais, é exatamente isso que eles estão tentando evitar. De acordo com várias pesquisas, as principais razões pelas quais as pessoas compram on-line giram em torno da conveniência, da disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, entregas porta a porta, e evitar o shopping (Tradegecko). Isso só mostra que o comércio eletrônico é um mercado totalmente diferente das lojas físicas.
Imagens e descrições de produtos de baixa qualidade
Quando os clientes compram on-line, eles não têm a capacidade de pegar um produto e inspecioná-lo. Eles são forçados a confiar nas imagens que você fornece, juntamente com qualquer descrição que você tenha.
Uma abordagem não humana à privacidade
Quando se trata de pagar seus itens na loja em um caixa, o assistente seguirá uma regra quase tácita de etiqueta humana. Mesmo que eles não possam ver sua senha enquanto você a digita no teclado, eles naturalmente desviarão o olhar.
Isso é algo que consideramos na experiência de compra on-line humana digital.
Quando os usuários chegam ao caixa, a privacidade se torna o fator determinante para a conclusão de uma venda. Onde os usuários inserem detalhes de contas bancárias, e informações pessoais confidenciais, é importante que o humano digital seja temporariamente desativado – ou, teoricamente, eles poderiam desviar o olhar como um humano real faria.
Pode haver uma intrusão de dados percebida se o assistente humano digital ainda estiver ouvindo ativamente o usuário.
Falha ao enviar tráfego para produtos populares
O maior problema que vejo é uma falha no envio de tráfego para a loja em geral, e para as páginas de produtos mais vendidos, e de alta margem. Uma mentalidade de “construa e eles virão” não serve mais para o comércio eletrônico. Com páginas de produtos bem projetadas, e lojas otimizadas para dispositivos móveis se tornando a norma, uma combinação de mídia orgânica e paga é essencial para aumentar o tráfego da loja e, consequentemente, as vendas.
O design do site está desatualizado
Uma das principais razões pelas quais empresas estão perdendo vendas on-line é devido ao seu site. Sites desatualizados começam rapidamente a perder vendas on-line. Todos os sites de e-commerce devem ser agora Responsive Design. O design do site deve ser apropriado para o público-alvo e para obter melhores resultados.
Entender o que seus clientes desejam e fornecê-lo ajudará você a se destacar da crescente multidão de varejistas on-line. Você precisa aproveitar as mudanças nos hábitos dos consumidores, monitorando-os, e reagindo em tempo real para oferecer valor sempre que possível – seja fornecendo incentivos na forma de cupons de desconto em seu site ou utilizando o espaço de marketing de afiliados, em expansão.