5 maneiras de melhorar a coleta de dados de clientes do seu e-commerce
No ano passado, as empresas perderam US$ 756 bilhões devido à má personalização do comércio eletrônico (Accenture’s research). No comércio eletrônico, seus clientes têm todo o poder. Eles estão armados com avaliações confiáveis de produtos de seus pares, também a capacidade de comparar rapidamente preços entre lojas online.
Sabemos que é um desafio para o lojista físico surfar na onda do digital. Mas, como você pode esperar obter resultados se não sabe como está se saindo no momento? Por isso, neste artigo vamos compartilhar algumas dicas para ajudar você a melhorar a experiência do cliente, que é o grande diferencial das empresas.
Os profissionais de e-commerce valorizam a importância da personalização. Seu uso no marketing digital torna os clientes mais propensos a comprar de um varejista. Também aumenta as taxas de conversão das páginas de produtos e ajuda os clientes a desenvolver sentimentos mais positivos sobre uma marca. Você pode estar se perguntando, como personalizar a experiência na venda online?
Continue comigo, que vou explicar. Não se preocupe. Em cada caso, detalharemos os dados do cliente necessários para obter uma vantagem sobre seus concorrentes e a melhor forma de coletar as informações do cliente.
1. Diminua o abandono do carrinho
Os compradores online podem ser inconstantes. Eles navegam, adicionam itens aos carrinhos de compras, mas depois vão embora sem nem se despedir. Quais informações do cliente você precisa para diminuir o abandono de carrinho? Comece estabelecendo uma linha de base.
Então, use o Google Analytics para rastrear automaticamente o comportamento do cliente e coletar informações de checkout do cliente. Sobretudo, o Relatório de análise de comportamento de checkout mostra como os clientes passam de uma etapa da página de checkout para outra e mostra a taxa de conversão atual.
Assim, esta é a taxa de conversão que você precisa melhorar. Uau com conteúdo personalizado. Mostre ofertas personalizadas com descontos ou itens específicos que os visitantes deixaram no carrinho. Personalizar o conteúdo pode aumentar sua receita em 18x. Por isso, é importante uma plataforma de e-commerce que ofereça esse serviço.
2. Descoberta
Você precisa coletar informações para o seu público e criar uma conscientização que os leve à sua loja virtual. No Google Analytics, você pode encontrar informações demográficas sobre seus visitantes, como idade e sexo, mas também dados sobre sua localização geográfica, interesses e comportamento. Esses insights podem ajudá-lo a criar personas de usuário.
3. Marketing de referência
Se você ainda não tem um programa de recomendações para sua loja e-commerce, vale a pena criar um. 81% dos consumidores declaram que uma recomendação de um amigo ou parente influencia muito suas decisões de compra (Nielsen).
4. Aquisição
Outro tipo de análise de comércio eletrônico que você pode usar para impulsionar seus negócios são os dados relacionados à aquisição de clientes. Isso é muito valioso porque você aprenderá sobre como seus visitantes o encontraram online e como eles acabaram em seu site para começar.
5. Peça dados aos seus clientes
Às vezes, o melhor curso de ação é apenas pedir aos seus clientes que falem mais sobre eles mesmos. No processo de checkout, muitas empresas optam pela coleta mínima de dados para melhorar as taxas de conversão. Essa pode ser uma estratégia inteligente que leva a melhorias mensuráveis na receita.
No entanto, só porque você optou por não coletar esses dados durante o processo de checkout, não há mal nenhum em tentar coletá-los em outros períodos. Por que não fornecer um cupom em troca de uma pesquisa completa? Incentivar os clientes a compartilhar informações pode fazer maravilhas e revelar dados úteis para campanhas de marketing.
O mundo altamente competitivo do e-commerce
No mundo altamente competitivo do e-commerce, as empresas precisam resolver vários desafios e se concentrar nas estratégias certas que ajudarão seus negócios a prosperar.