A confiança e a fidelidade do cliente são essenciais para a construção de um negócio de sucesso. O e-commerce depende de confiança e transparência. Não é fácil ganhar a confiança do cliente em um ambiente online.
Eventualmente, estabelecer confiança é considerado substancial no comércio eletrônico. E embora isso possa parecer óbvio, é difícil mensurar o valor de estabelecer uma base sólida de clientes de longo prazo.
É importante entender que a confiança não é uma escolha, mas um estado psicológico subjacente que pode ser influenciado. Quando você considera que apenas um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar seus lucros em até 95%, as recompensas por ganhar e manter a confiança do cliente são enormes (QuicksProut).
Alguns segundos extras de esforço são suficientes para tornar um cliente fiel. A internet é a avenida mais movimentada do mundo, com muitas oportunidades, e bastante concorrência. Por isso, o seu diferencial será a experiência do cliente!
Pode levar alguns milissegundos para alguns consumidores decidirem que seu site não os atrai. Outros podem demorar um minuto inteiro ou dois antes de chegar exatamente à mesma conclusão. Sabemos que para você que está iniciando a aventura no digital pode ser um pouco assustador. Por isso, temos dicas importantes para lhe ajudar!
Bora?! 😉
1) Ofereça um excelente atendimento ao cliente
O nível de serviço ao cliente que você fornece tem um impacto significativo na fidelidade e na retenção do cliente. Isso significa que é essencial ter uma equipe de suporte dedicada e definir altos padrões para a velocidade e a qualidade do seu serviço.
2) Seja transparente
Torne seu negócio mais atraente para seus clientes. Dê a eles uma razão para confiar em você em relação a outros varejistas. Normalmente, em um negócio online, você não tem presença física e só pode contar com a mídia digital para criar confiança.
Por isso, é necessário ter um processo adequado que os clientes possam facilmente entender e retribuir, como:
- Com que rapidez eles podem fazer um pedido?
- Como eles podem pedir um reembolso?
- O que seria uma troca pelos bens de reembolso?
- Com que rapidez eles podem mudar o produto?
Um negócio online precisa cumprir alguns requisitos para aumentar a confiança dos clientes e tornar seu negócio mais acolhedor e convidativo.
3) Informações de contato
Endereços físicos são uma das maiores provas de que você existe. As informações de contato dão uma forte indicação de que há uma pessoa real do outro lado que pode ser abordada caso algo dê errado.
4) Faça uma boa primeira impressão
Podemos dizer que o seu e-commerce é “o embaixador silencioso da sua marca” e, portanto, a confiança começa com uma boa primeira impressão ao acessar a sua loja virtual.
5) Incluir depoimentos
Se você receber um feedback muito bom de um cliente satisfeito, não tenha vergonha de usá-lo. Três a dez palavras no máximo. Inclua uma foto da pessoa, se possível. Os endossos de celebridades são mais difíceis de obter, mas podem valer seu peso virtual em ouro quando se trata de confiança na marca.
Lutando para ganhar algum depoimento? Mostre que você está aberto a isso e incentive o feedback – certifique-se de que está no lado positivo, indo além em sua abordagem de entrega.
6) Confiança do consumidor
Organizações em todos os setores estão vendo um declínio na confiança do consumidor. Nós nos afastamos das fontes tradicionais de conhecimento e nos voltamos para a web como um veículo de verificação.
Hoje em dia, confiamos mais em nossos pares e olhamos para as recomendações, avaliações e experiências de outros compradores para estabelecer confiança em uma marca.
Artigo produzido por Josele Delazeri