Guia de gerenciamento de estoque de comércio eletrônico
Primeiramente, a criação de um sistema de gerenciamento de estoque de comércio eletrônico eficiente é um dos aspectos mais importantes para administrar um negócio de sucesso.
Há muitas coisas envolvidas no processo, mas a total visibilidade de cada fase e a compreensão das práticas recomendadas o ajudará a se preparar para o inesperado.
O que é gerenciamento de estoque de comércio eletrônico?
Acima de tudo, o gerenciamento de estoque de comércio eletrônico é uma abordagem organizada para obter, armazenar, rastrear e enviar o estoque de uma empresa de comércio eletrônico.
Fortes processos e estratégias de gerenciamento de estoque podem ser uma fonte de alavancagem para empresas de comércio eletrônico que buscam aumentar a eficiência e reduzir os custos operacionais.
Por que o gerenciamento de estoque é importante?
Então, o gerenciamento de estoque ajuda as pequenas empresas a aumentar os lucros e criar a satisfação do cliente, garantindo que eles tenham os produtos certos no momento certo.
Principalmente, o gerenciamento de estoque pode ajudar as pequenas empresas a reduzir custos, aumentar as vendas e prever flutuações na demanda do cliente.
Enfim, vejamos como o gerenciamento de estoque afeta sua pequena empresa:
Experiência do cliente. Os sites que não são atualizados para refletir quando os itens se esgotam resultam em uma experiência frustrante para o cliente.
Ao mesmo tempo, um sistema de gerenciamento de estoque eficaz fornecerá a seus clientes dados de produto precisos e o ajudará a manter os produtos populares em estoque.
Previsão de oferta e demanda. Seus dados de estoque e vendas podem ajudá-lo a identificar as tendências de comportamento do cliente.
Você estará preparado para aumentos sazonais na demanda e também pode encontrar e descontinuar produtos sem sucesso.
Redução de custos. O gerenciamento de estoque de pequenas empresas pode ajudá-lo a manter a quantidade certa de produto, para que você não gaste dinheiro com excesso de oferta.
Acompanhamento financeiro perfeito. Com dados de inventário em tempo real, você pode otimizar seus relatórios de fluxo de caixa e gerenciar facilmente os custos de produção, armazenamento e remessa.
Estoque integrado
Em síntese, sabemos que um grande desafio para quem tem loja física, e está migrando para o digital, é o controle de estoque.
Por isso, é fundamental a sua plataforma de e-commerce sincronizar o estoque com o seu sistema de gestão ERP.
Aqui estão alguns dos desafios mais comuns enfrentados por empresas de comércio eletrônico multicanal:
1. Muito estoque
Ter muito estoque é um dreno de recursos financeiros que pode limitar o investimento futuro, uma vez que o estoque não movimentado se traduz em maiores taxas de armazenamento e taxas de seguro mais altas. Essa sobrecarga aumentada resultará em uma restrição do fluxo de caixa, o que nunca é o objetivo.
Espaço desperdiçado
2. Espaço desperdiçado
Armazenar os produtos errados em vários depósitos afeta suas finanças e o espaço total de armazenamento. Quanto menos espaço disponível você tiver para preencher, mais difícil será reabastecer os itens que estão vendendo bem. O espaço limitado torna muito mais desafiador atender às demandas dos consumidores, culminando em compradores insatisfeitos que podem não retornar ao seu negócio.
3. Exagero
Quando uma empresa vende em vários canais, muitas vezes descobrem que correm o risco de receber pagamentos por produtos que não estão imediatamente disponíveis. O potencial de vendas excessivas deve ser uma preocupação significativa, pois deixa os clientes insatisfeitos; cancelar um pedido pode arruinar a experiência deles, prejudicar sua reputação e aumentar a possibilidade de eles nunca mais voltarem para sua loja online.
4. Visibilidade do estoque
Expandir seus canais de vendas geralmente requer que você expanda sua pegada de atendimento para ter a capacidade de armazenar estoque em vários depósitos, dividindo assim seu estoque entre diferentes locais.
Varejo multicanal
Em suma, o varejo e a distribuição multicanal são agora um requisito para que as marcas tenham sucesso no comércio eletrônico.
As empresas não precisam apenas vender em vários canais de vendas, mas também precisam superar as dificuldades associadas ao modelo de vendas multicanal.
Assim sendo, incluindo rastreamento, gerenciamento e envio de estoque.