Publicado originalmente na Revista Interativa
O período da pandemia pela qual o mercado está passando traz como consequência uma verdadeira reinvenção dos modelos de negócios, que vai marcar para sempre a história das empresas.
A crise agora instaurada chega para mudar padrões tradicionais que nos conduzem desde a época de nossos avós. A disseminação do covid-19, e a sua consequente restrição social, tem criado a oportunidade para mudar a realidade e se reinventar. Empresas estão saindo da sua zona de conforto, mesmo que com uma certa resistência ao novo, abrindo os olhos para a necessidade de reformular processos e aderir a formas de simplificar a vida de consumidores e trabalhadores.
Vários aspectos dos negócios durante o COVID-19 serão realidade após o desaparecimento da pandemia, incluindo comércio eletrônico, investimentos em tecnologia e home office.
O e-commerce cresceu 126,9% em maio e registra 23,8 milhões de pedidos. Os campeões de vendas foram toalhas infantis, gel antisséptico, toalha de mesa e pijamas (MoneyTimes).
Segundo André Dias, diretor executivo do Compre&Confie o crescimento destas categorias pode ser facilmente explicado pela necessidade das pessoas permanecerem em suas casas após o início da pandemia no Brasil. Com os pais trabalhando em home office e as crianças impossibilitadas de irem para a escola, ocorreu uma mudança rápida no perfil de consumo, com produtos relacionados a alimentação, bebidas e entretenimento dentro de casa.
Inserida neste contexto está a Get Commerce uma plataforma de loja virtual preocupada em conectar empresas com seus clientes. Além de desenvolver sistemas, a Get Commerce cuida da segurança, fraudes, pagamentos, produtos, de toda a burocracia para que a venda na internet seja feita de forma simples e segura.
A Get Commerce é uma startup brasileira com perfil inovador, criada com o propósito de ajudar donos de negócios e empreendedores a vender online e escalar o seu negócio. Tudo isso como uma plataforma de e-commerce e loja virtual completa, super conectada e sem “tecniquês”
A Get Commerce surgiu em 2018, a partir de um spin-off de uma fábrica de software, conhecida como RSWA, que teve sua origem na Incubadora Tecnológica da UFSM, e era uma empresa consolidada e respeitada de soluções para internet. Com o espírito empreendedor e inovador, veio o primeiro investimento na RSWA no ano de 2009. Esta história de sucesso encerrou-se em 2018, para dar origem à Get Commerce.
Formada pelos líderes José Augusto – CEO, Daniel João – COO, Nathan Leidemer – CTO, Gabrielle Adolfo – Diretora de Arte e Josele Delazeri – Diretora de Educação, a empresa trabalhou duro para criar uma marca forte e uma plataforma estável, que pudesse impactar positivamente as vendas dos clientes e de todos os milhares de usuários que acessam os sistemas diariamente.
A Get Commerce já colocou no ar mais de 900 lojas virtuais e o volume de vendas destas lojas juntas ultrapassa a casa dos 17 milhões de reais mensais, movimentando a economia e levando mercadorias por todo Brasil e exterior.
Contudo, uma empresa precisa mais do que produtos para se manter no mercado. Então, qual é o segredo?! Transformar investimentos em resultados!!
- Para este grupo de jovens empresários os valores da empresa são fundamentais para o sucesso do negócio.
- Ter atitude para solucionar e antecipar ações.
- Compromisso com a qualidade da plataforma e melhorias constantes.
- Valorização das pessoas envolvidas em todos os processos.
- Transparência nas relações com clientes, parceiros e sociedade;
- Ter e prover sustentabilidade econômica, social e ambiental.
“Nós existimos para democratizar os serviços de comércio eletrônico, simplificando tecnologia de ponta para donos de médias e pequenas empresas do Brasil. E com isso ajudamos donos de negócios e empreendedores a vender online e escalar o seu negócio.” afirma Josele Delazeri.
Uma trajetória de Sucesso que começou na Incubadora da UFSM
A jornada da Get Commerce começou em julho de 2008, com a denominação RSWA após ser aprovada no processo seletivo para o programa de incubação da ITSM, junto ao Centro de Tecnologia da UFSM. Ela surgia de um spin-off acadêmico de alunos do Mestrado em Engenharia de Produção, com o intuito de desenvolver soluções web. Neste mesmo ano recebem o reconhecimento no Programa Gaúcho de Qualidade.
Foram provados no Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME), programa realizado pela FINEP, que tinha como intuito subsidiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. O projeto proposto tinha como base comércio eletrônico e distribuição de produtos digitais e também na Unitec/Tecnosinos, considerado o melhor Parque Tecnológico do Brasil e referência no desenvolvimento de novas tecnologias.
Em dezembro de 2012 é eleita a melhor Startup do RS. Com a constante qualificação pelos programas de PGQP conseguem o selo Profissional Certificado em E-commerce. O selo mostra para os clientes que a Empresa investe na capacitação em áreas tais como: Excelência e Ética nas Redes Sociais, Marketing Digital de Alta Performance, Qualidade no atendimento ao cliente, Melhoria nos processos de controle de estoques, Performance logística e operações, Estratégias em E-commerce.
Em 2016 foi selecionada a participar do programa Conecta da Endeavor, onde recebeu mentoria para acelerar seu crescimento, concorrendo com mais de 900 candidatos.
Em maio de 2018 nasce a Get Commerce, uma plataforma de e-commerce e loja virtual focada em donos de negócios e empreendedores. Neste mesmo ano realiza em Restinga Seca (RS), o Ecommerce Summit – 1ª Edição, a maior imersão de e-commerce e vendas do Rio Grande do Sul, com a presença de 600 lojistas e diversos parceiros e empresas do setor. A segunda edição foi em Santa Maria com a presença de 650 lojistas e a terceira totalmente online e gratuito para contribuir com pequenos e médios empreendedores teve uma abertura triunfal como palestrante a Luiza Helena Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Foram impactados, em torno de 5000 empreendedores de todo o Brasil.
Em 2020 A Get Commerce é indicada como melhor plataforma de e-commerce do Brasil pela ABComm e também é aprovada no Ciclo InovAtiva. O maior programa de aceleração de startups da América Latina, realizado pelo Ministério da Economia, Sebrae e Fundação Certi.