Como funciona o Pix?
Antecipadamente Pix é o pagamento instantâneo brasileiro.
Então, é o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.
Antes de mais nada, o Pix é prático, rápido e seguro.
Enfim, o Pix funciona a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. (Banco Central do Brasil)
Ao passo que, na sequencia, iremos explicar como ele funciona para o e-commerce.
Entenda como funciona o Pix, o novo sistema de pagamento do Banco Central
Primeiramente, uma característica bem importante do Pix é ser instantâneo.
Constantemente, se compararmos com TED ou DOC podem levar horas ou dias para acontecer.
Então, com o Pix a movimentação financeira é imediata.
Em síntese, o Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano.
Como aderir ao Pix?
Antes de mais nada, você deve criar a chave-Pix, para isso, é necessário o contato com a instituição financeira na qual você tem uma conta.
Contudo, a chave-Pix é a identificação da sua conta na sua instituição financeira, o apelido da sua conta.
Nesse sentido, o apelido pode ser um número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ.
Por exemplo, você não precisa informar número e nome do banco, número da agência, tipo e número da conta e número do seu CPF ou CNPJ.
Em suma, você só informa a sua chave – Pix.
Como funciona pagamentos com o Pix?
Desde já, o Pix poderá ser usado para pagamentos em estabelecimentos físicos, em lojas virtuais ou para transferências entre pessoas, empresas ou instituições do governo.
Bem como, para receber, deve ser informada uma das chaves cadastradas ou mostrar um QR Code; já quem paga, basta acessar o aplicativo do banco para fazer o pagamento.
E no meu e-commerce, como funciona o Pix?
Antecipadamente, com o Pix, pessoas sem acesso a um cartão de débito poderão comprar online usando o saldo disponível em suas contas.
Nesse sentido, no seu e-commerce o Pix funciona assim, quando seu cliente chegar na tela de pagamento na sua loja virtual o Pix aparecerá junto às opções já disponíveis, como boleto, depósito, débito online e cartão de crédito.
Para os pagamentos com Pix, utiliza-se um QR Code, que deve ser lido pelo celular do cliente, no app do banco em que ele tiver sua chave Pix cadastrada.
As compras pelo celular ocorrem através de um código de barras. Com esse número em mãos, basta copiá-lo e pagar usando o aplicativo do banco onde estão cadastradas as chaves Pix.
Pagamento efetuado.
Contudo, para oferecer o Pix, o lojista deverá ter uma conta de pagamentos em uma instituição financeira conectada ao Pix, como uma processadora de pagamentos.
Basta utilizar uma das soluções oferecidas por esse prestador de serviços, como o gateway ou intermediação.
Em outras palavras, o principal impacto do Pix no e-commerce é tornar o processo de compra mais intuitivo.
Conforme os consumidores compram, o pagamento é identificado na hora pelo lojista que já consegue acelerar a produção, embalagem e envio do produto.
Logo, em uma avaliação mais superficial, ele não irá concorrer com as modalidades de cartão de crédito à vista ou parcelado, que possuem prazos de pagamentos próprios e favoráveis, do ponto de vista do comprador. (Portal E-commerce Brasil)
Dores dos lojistas: boleto bancário
Por fim, um hábito bastante comum consiste no cliente gerar o boleto e não efetivar o pagamento.
Igualmente, na utilização de boleto bancário há o prazo de compensação desse documento (geralmente 3 dias úteis).
Agora, com o Pix, como os pagamentos e recebimentos serão instantâneos, a retenção do produto até que a compensação do valor aconteça não será mais um problema para o varejista.