Se você está querendo expandir o seu e-commerce, uma das melhores estratégias é começar a vender internacionalmente.
O e-commerce cross-border é o termo utilizado para transações online de compra e venda internacional.
Comece com passos pequenos
Escolha países e regiões próximas para poder gerenciar com maior precisão as taxas de frete e os prazos de entrega. Dessa forma, você vai coletar informações importantes para quando chegar a hora de uma nova expansão internacional.
Com a escolha dos itens que serão vendidos e os países para os quais você quer vender, está na hora de estudar com atenção as leis e regulamentações que regem esses países de destino.
Na escolha da empresa que irá transportar os seus produtos, você deve considerar: custo de envio, opções de entrega e rastreamento e seguro — em casos de sinistro ou acidente.
Como enviar
Esse passo é bem importante: definir previamente como as encomendas serão enviadas ao exterior. O mesmo cuidado e atenção que você tem com a entrega das encomendas em território nacional, você deve ter com os produtos enviados para o exterior.
Definir as formas de envio de mercadorias é uma estratégia que precisa de planejamento. Isso porque ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do negócio.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo eBit, além dos preços baixos encontrados nos sites (58%), a praticidade também conta como um dos motivos para comprar pela Internet, representando 28% de interesse.
No fundo, todo e-commerce também é uma empresa de logística. Afinal, os produtos devem chegar no prazo combinado, sem danos, com embalagem intacta. Lembre-se: a experiência do cliente só finaliza quando ele recebe o produto e fica satisfeito. É importante também fidelizar esse cliente, pois é muito mais barato fidelizar um cliente do que conquistar novos. Além disso, um cliente satisfeito divulga sua empresa para os amigos — é o famoso “boca a boca” no ambiente digital.
Há um ponto importante sobre o serviço destinado a empresas e pessoas físicas que precisam enviar objetos, documentos, mercadorias e presentes para o exterior. Toda encomenda enviada para fora do Brasil é uma exportação, por isso deve obedecer às normas internacionais.
Seja transparente na hora de informar as taxas de frete. Afinal, você não quer que seu cliente tenha uma surpresa ao finalizar a compra e abandone o carrinho, certo?
Correios para envio internacional
Os Correios oferecem o Exporta Fácil, serviço que surgiu para facilitar o envio de documentos e mercadorias para o exterior. Quem opta pelo Exporta Fácil não precisa se preocupar com as principais atividades postais e alfandegárias. Isso porque elas são realizadas pelos Correios em parceria de outros órgãos exportadores.
Empresas de qualquer porte ou natureza jurídica podem utilizar o serviço. O preço de envio das encomendas com destino internacional varia de acordo com:
- serviço de envio;
- país de destino;
- peso;
- dimensões do pacote;
- e serviços adicionais contratados.
A partir de 2018, os Correios passaram a exigir apresentação de nota fiscal ou declaração de conteúdo nas remessas. Por isso não são aceitas encomendas em que um desses documentos não esteja devidamente afixado na parte externa da embalagem.
Outros modais de envio
Há empresas privadas que também fazem a entrega. As mais conhecidas e que possuem tradição no mercado são DHL, FedEx e UPS. A FedEx, por exemplo, tem soluções para necessidades nacionais, de importação ou exportação, pacotes pesados ou leves e remessas urgentes ou nem tanto.
Plataformas de despacho
Se optar pelas plataformas de despacho, saiba que também é muito simples. Basta entrar no site da plataforma, informar os dados da encomenda e escolher a melhor forma de envio.
Escolha a melhor opção estratégica para o seu negócio e #nuncaparedevender.
Publicado originalmente no Portal E-commerce Brasil