Ter uma plataforma de CRM no e-commerce é imprescindível para qualquer empresa que deseja se manter competitiva. Quando utilizado de maneira inteligente, o CRM se torna uma excelente fonte de informações sobre o comportamento dos clientes. Baseado nesses dados, o time de marketing e vendas pode criar estratégias sob medida para eles.
É interessante destacar que as vantagens do CRM vão além do comércio eletrônico. Em redes sociais, como o WhatsApp Business, esses sistemas já são usados de forma ampla. Há também versões exclusivas, como o CRM para Instagram.
Para assimilar o papel dele, no e-commerce, antes é necessário entender o que é CRM.
O QUE É CRM?
O CRM (Customer Relationship Managament) é uma tecnologia que permite gerenciar todas as interações de uma pessoa com algum negócio. Seja ela cliente, seja apenas um prospect. É ainda uma central que acumula inúmeros dados, como o perfil do consumidor, os pedidos, quais produtos mais solicitados, desempenho da equipe e muito mais.
Com o CRM, toda relação é individual. É possível saber com exatidão o cliente que compra mais, o vendedor que tem maiores taxas de conversão, e assim por diante. O diferencial dessa ferramenta é a precisão com que ela apresenta esses elementos. Ao ter acesso a eles, os gestores podem tomar decisões embasados em um cenário real.
Abaixo, estão em destaque, 5 benefícios importantes do CRM para e-commerce.
1 – CRM PARA E-COMMERCE AUMENTA A SEGMENTAÇÃO
O comércio eletrônico é um dos setores que mais cresce no Brasil. A expansão da banda larga e fatores inesperados, como a pandemia causada pelo novo coronavírus, fez com que milhões de pessoas criassem o hábito de fazer compras online. Para atingir essa legião de novos consumidores, em um mercado tão competitivo, é preciso conhecer a fundo as necessidades desse público.
Com o CRM para e-commerce, as companhias podem oferecer aos clientes produtos e serviços de acordo com o perfil de cada um deles. Se um usuário procura por um sapato no site, é um erro apresentar a ele uma campanha que anuncie uma bicicleta. O correto é mostrar um calçado que possa chamar a atenção dele. Esse é o poder do CRM. Elaborar uma comunicação que tenha força suficiente para transformar uma busca em venda.
2 – MELHOR EXPERIÊNCIA PARA O CONSUMIDOR
O CRM para e-commerce eleva a capacidade de uma empresa exibir os produtos que mais interessam ao cliente. Por outro lado, esse é apenas um dos incentivos. Com o CRM, um empreendimento pode mostrar ao comprador as informações de entrega, prazos e a quantidade de produtos disponíveis, por exemplo.
Estudos apontam que o consumidor paga até 1/3 a mais por experiência de compra positiva. Isso só mostra como esse quesito é tão relevante para os resultados de qualquer negócio.
3 – AUMENTO NAS VENDAS
Como citado, quando os sites de e-commerce criam campanhas relevantes para o seu público-alvo, as chances dos usuários se interessarem, e, em seguida, confirmarem a compra, aumentam muito. É uma pena que esse processo seja um pouco mais complicado.
Quem trabalha no setor sabe que as taxas de conversão são muito baixas. Por isso, é imprescindível conhecer o cliente ao máximo. São nesses momentos que o CRM mostra o quanto é vital.
Com a utilização dessa plataforma, as companhias têm acesso a uma parcela enorme de leads. Esse é um dos pilares de sucesso de qualquer comércio eletrônico. Ao fornecer dados cruciais sobre o perfil de milhões de prospects, as empresas têm a oportunidade de vender os seus produtos para uma parcela desses clientes.
Auxiliar na conversão desses leads em compradores torna o CRM indispensável para os negócios que desejam ter vida longa nesse setor da economia.
4 – O CRM PARA E-COMMERCE PROPORCIONA NOVAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Com tantas possibilidades, o CRM é o sistema ideal para promover novas estratégias de marketing para e-commerce. Uma empresa, por exemplo, pode realçar um produto e, baseada em dados, saber se os consumidores se interessaram por ele ou o ignoraram.
O mesmo pode ser feito com as formas de pagamentos. Muitos brasileiros, ainda hoje, têm dificuldades em obter um cartão de crédito. Experimentar novos meios para que eles possam pagar as compras, como o boleto, e depois conferir os resultados, é mais um dos benefícios do CRM para e-commerce.
5 – CRM BOM PARA E-COMMERCE E TAMBÉM PARA AS REDES SOCIAIS
Um projeto de e-commerce que desconsidere o poder das redes sociais está condenado ao fracasso. Toda empresa, independentemente do tamanho, tem o dever de estar onde o cliente estiver. E eles estão, massa, nas redes sociais.
É por meio delas que muitas empresas divulgam seus produtos e serviços. Desta forma, boa parte do tráfego até os sites de vendas tem origem em perfis hospedados no Facebook, Twitter e Instagram. Além disso, muitos leads usam as redes sociais como verdadeiros serviços de atendimento ao consumidor. Responder a todos, em pouco tempo, também se faz providencial para qualquer estratégia que almeja êxito.
Se faz importante ainda ressaltar que apenas promover ofertas nas mídias sociais é improdutivo. O melhor mesmo fazer uma mescla entre postagens de produtos e conteúdo institucional. Um e-commerce de tênis, além de exibir os modelos em suas redes, pode gerar posts com dicas sobre esportes ou sobre moda, por exemplo.
Somente assim, ele irá conseguir o seu objetivo: atrair e preservar clientes.
escrito por Pedro Ribeiro