Uma boa história pode ser a diferença entre nós nos apaixonarmos por um produto ou ignorá-lo completamente.
Storytelling é uma técnica de vendas baseada em contar histórias que podem capturar a atenção de um cliente por meio das emoções, para que possamos obter sua cumplicidade e sua simpatia, e possamos aumentar seu desejo de comprar nossos produtos.
Desde o momento em que nascemos, a sociedade nos fornece histórias do velho, do novo e do futuro. Elas nos inspiram, nos dão confiança e nos ajudam a aprender. Quando se trata de fazer uma compra, uma boa história pode ser a diferença entre nós nos apaixonarmos por um produto ou ignorá-lo completamente.
Construir uma loja online de sucesso no cenário hiper competitivo de comércio eletrônico de hoje requer mais do que um site atraente, uma boa exibição de produto e pagamento fácil. Quando um cliente chega ao seu carrinho de compras, geralmente é depois de ter encontrado sua marca em uma longa jornada, repleta de várias paradas e desvios. 5 razões para utilizar storytelling no e-commerce: (ecommerce-nation.com/
1) Aumente o valor do seu conteúdo contando histórias
Em uma época em que as marcas reconhecem o poder do marketing de conteúdo, escrever um bom conteúdo simplesmente, não é suficiente. Para chamar a atenção do seu público, você precisa contar histórias.
2) Conecte-se com seus clientes
E se os clientes em potencial se sentissem ligados à sua marca? Suponha que eles se sentissem entusiasmados com o que poderia parecer uma experiência comum de compra online. Esses casos cativariam a atenção do mercado e lhe dariam uma vantagem sobre os concorrentes.
3) Construa uma marca forte
No mundo do comércio eletrônico, os clientes têm muitas opções que às vezes parecem semelhantes e intercambiáveis. Consequentemente, podem não se sentir compelidos a escolher você em vez de outra marca. Outra razão para usar a narrativa, a construção da marca, pode dar à sua marca uma profundidade que transcende sua linha de produtos.
4) Fidelize o cliente
Você gasta muito tempo e dinheiro atraindo novos clientes. Por esse motivo, você naturalmente deseja que eles permaneçam fiéis à sua marca. A narrativa pode ajudá-lo a fazer isso. As emoções e o valor agregado que suas histórias fornecem podem manter seu público envolvido de um ciclo de compra para o outro.
5) Destaque-se de seus concorrentes
Como foi observado, as emoções evocadas por sua marca podem ajudá-lo a alcançar uma identidade online diferenciada. De qualquer forma, contar histórias pode lhe dar uma vantagem competitiva que resulta nas vendas e nos lucros de que você precisa. Talvez seja porque elas nos permitem engolir grandes quantidades de informações complexas com relativa facilidade. Talvez seja porque elas nos ajudam a perceber e identificar padrões que nos ajudam a fazer previsões. Ou pode até ser porque elas ressoam conosco emocionalmente, o que garante que não as esqueçamos.
Não é surpresa que o mundo do marketing tenha adotado a narrativa; é uma das maneiras mais eficazes de se conectar em um nível mais profundo com os consumidores e humanizar uma marca. “Para mim, marketing é sobre valores. Os melhores exemplos de todos, um dos maiores trabalhos de marketing que o universo já viu, é a Nike. Quando você pensa na Nike, você se sente de uma certa maneira… Eles homenageiam grandes atletas e honram os grandes atletas. Isso é o que eles são e é isso que eles fazem” (Steve Jobs).
Contar histórias se tornou uma estratégia de comunicação importante que as empresas podem usar para construir relacionamentos com seu público, o que pode levar a taxas de conversão mais altas. Compreender os princípios básicos da narrativa pode impulsionar empresas em praticamente qualquer setor.
Vamos à prática! A narrativa após sua passagem bem sucedida como um conceito de design envolvente, e estratégia para o desenvolvimento de conteúdo, agora fez uma entrada no mundo do comércio eletrônico com muitas promessas. No comércio eletrônico, nada mais é do que a empresa que produziu uma narrativa sobre todos os produtos que vende. É também sobre o que a loja de eletrônico transmite aos clientes sobre seu surgimento, valores e particularidades no atendimento ao cliente.
Artigo publicado originalmente no Jornal Diário de Santa Maria
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