SEO na loja virtual: títulos, descrição e palavras-chave. Você já sabe o que são estes termos!? E mesmo se conhecer, vale a pena separar 6 minutos e conhecer um pouco mais 🙂
A plataforma RSWA de loja virtual é baseada no Magento. A grande vantagem disto é que ela é uma das plataformas mais amigáveis para os motores de busca. Sim, como o Google!! E o que isto quer dizer?! Que se você trabalhar certinho, irá se destacar nas buscas.
SEO na loja virtual: títulos, descrição e palavras-chave
Se você já trabalha na loja virtual da RSWA irá perceber que todas as páginas possuem uma aba de “Meta Information”. E dentro desta aba você irá encontrar três campos para serem preenchidos: título da página, Palavras-chave e Descrição da página.
Muitos lojistas deixam estes campos em branco. E realmente, eles não são obrigatórios. Mas podem ser fundamentais para sua estratégia de crescimento e otimização da sua loja.
Se você não conhece ainda estes campos é bem provável que não havia sentido a necessidade. E se agora está procurando saber mais, fique sabendo que eles são voltados exclusivamente para os mecanismos de busca (como o Google).
Apesar de estes itens não aparecerem diretamente em algum lugar da sua página, serão importantes para tornar seu site conhecido. E ficando conhecido, você irá atrais novos clientes 😀
Agora vamos aproveitar para explicar cada um deles.
SEO na loja virtual: título
O Título é o que será exibido como o título da página nos buscadores (Google). Quando alguém fizer uma pesquisa, são listados diversos resultados. O título está em destaque na imagem abaixo:
É fácil perceber que um título atraente e esclarecedor fará com que o usuário que está fazendo a pesquisa encontre mais facilmente o que deseja. E se você caprichar, com certeza o usuário ficará mais inclinado a entrar em seu site.
Na loja virtual da RSWA, caso você não preencha este campo, o sistema irá preencher automaticamente com o nome do produto.
SEO na loja virtual: palavras-chave
Este campo contém as palavras que melhor representam a página. Ele serve para sinalizar ao Google e outros buscadores uma prévia do que aborda o assunto da página. Dos três campos, ele atualmente apresenta a menor relevância.
Não abuse!! Use entre 4 e 10 palavras diretamente relacionadas ao conteúdo da página. Separe as expressões por vírgulas e mantenha o bom-senso 😉
SEO na loja virtual: descrição da página
Este campo apresenta aquela descrição prévia no Google. Em conjunto com o título, a descrição da página irá influenciar diretamente na decisão do usuário.
Um detalhe importante é que o Google pode alterar sua descrição, exibindo algum conteúdo da página. Isto irá depender da pesquisa realizada pelo usuário.
Ao planejar sua Descrição, resuma o texto a no máximo 160 caracteres. Planeje um texto chamativo e mais comercial. Não exagere!! Seja sincero. Não tente usar estratégias para trazer clientes para sua loja com chamadas falsas. Isto só irá aumentar sua rejeição e baixar seu score junto ao Google.
Conclusão
Eu sei que tudo isto parece um trabalho adicional longo. Que irá lhe exigir tempo.
Mas a grande vantagem disto é que pode ir fazendo aos poucos. Comece pelos seus principais produtos. Aqueles que vendem mais. Ou ainda, os que são mais buscados.
O importante é iniciar e ir completando seu catálogo de produtos.
E o detalhe crucial, é que toda esta estratégia é grátis. Gera cliques gratuitos. Aumentará suas visitas. E consequentemente suas vendas 🙂